quinta-feira, 6 de maio de 2010

UM VISLUMBRE DA PERFEIÇÃO

Como se não bastassem os 180 cv líquidos do oito em linha de 5.4 litros sobrealimentado por compressor mecânico, que faziam dele o carro mais rápido das então recentemente inauguradas Autobahnen alemãs e refletiam o espírito das Silber Pfeile de Rudolf Caracciola, o Mercedes-Benz 540K Spezial foi um dos roadsters mais bonitos do seu tempo, herdeiro da tendência streamline que floresceu na França dos anos 30, mas sem as extravagâncias de estilo dos seus contemporâneos gauleses. O enorme capô, as portas em estilo suicida, o parabrisas diminuto e os paralamas que remetem a ondas do mar se projetando para frente, além da traseira alongada, diferenciam o Spezial dos 540K regulares, inclusive do Cabriolet, que não era tão exclusivo - foram feitos menos de 30 exemplares entre 1936 e 1939, como a unidade acima, premiada em Pebble Beach/2000. Para os que ainda estão indecisos sobre ir ou não ao próximo Brazil Classics, é bom lembrar que é este o modelo escolhido para ilustrar o convite...

19 comentários:

Mauricio Morais disse...

A jóia da coroa!

Luís Augusto disse...

Talvez "os diamantes da Cruz de Ferro" fosse um termo mais adequado à época, Maurício, já que esses esplêndidos automóveis só foram possíveis graças à política nazista de estímulo à tecnologia automotiva (competições, abertura de auto-estradas) e gosto pela ostentação, vista nos carros e na arquitetura megalomaníaca da Alemanha dos anos 30.

M disse...

Tive o prazer de guiar ! Um destes (o melhor deles) passou pela minha garagem...

Luís Augusto disse...

Você é um privilegiado! Creio que o Matarazzo ou o Roberto Lee tinham um destes, mas não sei se era o Spezial.

M disse...

Era sim ! Um Special Roadster vinho que o velho conde comprou zero na feira de Paris !

M disse...

Special Roadster só veio esta !
Mas haviam mais 4 por aqui, entre 540 K e 500 K.

Anônimo disse...

Sr. Luis Augusto. Cuidado com as generalizações apressadas. O estilo dos 500/540K representa o mais puro desenho teutônico, seguindo uma linha iniciada nos anos 20 com os modelos S, SS, SSK e SSKL. Traços pesados, agressivos, nada relacionados à elegância boulevardiana dos franceses (Letourneur et Marchand, Figoni et Falaschi, Pourtout etc). Por outro lado, na Alemanha não faltavam milionários capazes de permitir-se luxos extravagantes como os Mercedes, Horch e Maybach. A interferência dos nazistas limitou-se a colocar a economia em andamento após a depressão de 29-32; quem tinha dinheiro tratou de aproveitar. AGB

Luís Augusto disse...

A linha S, SS, SSK e SSKL foi concebida antes da debacle de 1929, após a qual não havia clima para desenvolvimento de novos modelos de alto luxo na Alemanha, que talvez tenha sido o país mais afetado pela crise. os 540K são, realmente, seus sucessores, mas é provável que jamais viessem à luz se não fosse o generoso apoio do governo nazista nas pistas de corrida, já que muitas das soluções técnicas desses modelos vieram de lá. Por outro lado, o estilo dos streamlines franceses é questão de gosto - do meu ponto de vista, excessivamente afetados.

Anônimo disse...

Veja bem. A dupla 500/540K baseou-se modelo 380 (designação de fábrica W22)lançado em fevereiro de 33, antes dos Grand Prix W25 de 1934. Portanto não se baseou nos monopostos de corrida. Hitler assumiu em janeiro de 33, logo não poderia ter muita influência num projeto já concluido e desenvolvido durante o período de depressão. Aliás, nessa época tambem foram criados e apresentados o Adler 8 cilindros, os Horch 700 8 e 600 12 cilindros, o NAG V8, o Röhr 8, o Simsom-Supra 8, sem falar no Mercedes 770 e no Maybach Zeppelin V12 que são um pouco anteriores. É óbvio que o mercado desses autos ficou muito reduzido mas os fabricantes mantiveram seus planos, esperando a retomada. AGB

M disse...

O Maybach também passou pela minha garagem.

Luís Augusto disse...

Isso dá uma bela discussão.
Talvez o mais correto seja dizer que os 500/540K casaram muito bem com a estética nazista.

Luís Augusto disse...

E eu não disse que eles foram baseados nos Grand Prix, mas que usaram algumas das soluções testadas antes nas pistas.

Pé de Chumbo disse...

Ao mesmo tempo que criaram essas jóias, também criaram o melhor carro do mundo, conhecido como Fusca...

Guilherme da Costa Gomes disse...

O Roberto Lee teve uma SSK de 1928, uma de oito unidades produzidas. É dada como desaparecida.

Guilherme da Costa Gomes disse...

O Lee teve também em seu Museu uma 500K 1939.
E havia também uma 540K que foi do colecionador Pardal: http://4.bp.blogspot.com/_AV-RS4GKu2o/S38Z-fi92FI/AAAAAAAAES8/TlJ3N3khPu8/s1600-h/SalaodoAutomovel10.jpg

M disse...

Outra 540K no RJ, que pertencia ao Vigílio; e uma 500K em Penedo, não lembro o nome do proprietário.

roberto zullino disse...

Tudo mentira, todos esse carros pertenceram apenas a 3 pessoas a saber:
1-Hitler se o carro estiver em bom estado
2-Goering se o carro tiver alguma coisa mais estravagante, o equivalente do tuning de hoje, ou um coldre para uma Lüguer na porta.
3-Embaixador Alemão no Rio de Janeiro que o recebeu de presente do Hitler se o carro estiver mais ou menos.
Não deve causar admiração que esses carros sejam bem conservados e pouco rodados, a turminha aí de cima vivia fazendo outras coisas com arrumando brigas com a vizinhança e não tinham tempo para guiar.
Se não me engano, o tanque de gasolina de alguns modelos é pressurizado.

Tohmé disse...

Ah...esses escapes já eram por si só uma obra de arte.

Francisco J.Pellegrino disse...

Lindo, maravilhoso.