segunda-feira, 17 de maio de 2010

LITERATURA - VI

Na medida em que a paixão (ou doença, dependendo do ponto de vista) pelo antigomobilismo avança, uma enorme frustração vai tomando forma entre os não-iniciados em mecânica, a de não se sentir minimamente apto para explorar a parte mais fascinante da brincadeira, que se esconde sob o capô. Para esse público, é comum o seguinte fenômeno: depois de revirar feirinhas de pulgas e sites de leilões atrás de detalhes e miudezas até ver seu carro antigo pronto, este acaba perdendo a graça porque, dentro do cofre do motor, escondem-se mistérios aparentemente impossíveis de serem desvendados. Então está na hora de partir para um "novo antigo" e assim sucessivamente, certo? Bem, se você for proprietário de um VW refrigerado a ar, talvez uma opção mais interessante - e barata - seja o livro acima, conhecido nos EUA como The Idiot Manual. Fui apresentado a ele há poucos dias e posso simplesmente dizer que ele é um dos culpados pelas poucas atualizações no blog ultimamente. Para quem espera o velho clichê das histórias sobre o nascimento e a evolução dos Volkswagen ou um guia sobre qual o friso correto de cada modelo ou mesmo fotos de alta qualidade, esta obra pouco tem a oferecer. Mas, se você está entre os que já se embaraçaram mais de uma vez por não saber lixar um platinado nem limpar um carburador, sua leitura é pura diversão. Em inglês, na Amazon, por US$ 16,50.

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande dica, Luís!!!
Quando estava nos últimos anos de Engª Mecânica (lá pelos anos 77/78), consegui um exemplar emprestado de um colega de turma e fiz cópias xerox deste livro. Tenho-o encadernado até hoje! Agora vou ter meu original (será que tem muitas atualizações?). Leitura deliciosa e divertida,com ilustrações maravilhosas. Já fiz o pedido!
Abraço,
Irapuã

Luís Augusto disse...

Oi Irapuã, bem-vindo! Sempre acompanho seus comentários no blog do Nik! Acho que a edição atual tem umas atualizações sim.
Abração!

Mauricio Morais disse...

Belo achado arqueológico. Já tem serventia pra alguém. Bom isso.

Artur.Y disse...

Interessante a observação sobre o desconhecimento mecânico, que deve atingir muita gente que tem carro antigo.

Aprendi muito sobre isso após os primeiros quilômetros com o Passat, principalmente para corrigir problemas causados pelos "profissionais".

Mas ainda preciso comprar ferramentas decentes e conhecer um pouco mais (sem contar ter coragem de mexer em algo pela primeira vez) para mexer nos meus carros! hehehe

Sandro disse...

Eu tenho esse livro, é muito divertido e cheio de informações interessantes. Boa dica.