Em toda a história do automóvel, houve épocas em que as rivalidades entre marcas e modelos se acirraram tanto que a disputa saiu das pistas de competição e foi para as garagens dos apaixonados de cada escuderia. Me vêm à memória "duelos" como Mustang x Camaro nos anos 60, Ferrari x Lamborghini nos 70's, Mercedes x BMW nos 90's e até Civic x Corolla nos dias de hoje, mas nenhum foi tão marcante quanto o da Mercedes x Auto Union nas pistas de corrida dos anos 30, transplantado para as estradas pelos belíssimos roadsters de cada uma - a Auto Union era representada pela Horch, marca de luxo do grupo. Mesmo com o orçamento um pouco mais apertado do que o dos rivais da estrela de três pontas, o pessoal da marca das quatro argolas acabou fazendo história graças ao mais fantástico carro de competição já criado, o Auto Union Typ C, que acabou marcando mais do que os contemporâneos W125 e W154 da Mercedes. Nas estradas, os Horch 855 Spezialroadsters, derivados do Cabriolet 853, eram o que a marca oferecia de melhor e os 120 cv do oito em linha 5.0 lhe davam um desempenho quase tão soberbo quanto o dos 540K, sem o recurso do compressor mecânico. Ao contrário da Mercedes, que desenhou e produziu quase todas as cerca de 30 carrocerias do 540K Spezial, o 855 ficava a cargo de encarroçadores independentes, como o modelo 1938 da foto, exposto em Pebble Beach em 1999, ano do centenário da marca. Para que se tenha uma idéia do prestígio desses veículos, dos quais apenas 10 foram produzidos, o primeiro proprietário da unidade acima foi o Reichsmarschall Hermann Göring. Sua encarroçadora foi a firma Erdmann & Rossi, convenientemente situada em Berlim.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
8 comentários:
Não falei? Esse goering, o hitler e os outros ficavam o dia inteiro brincando de carrinho, por isso perderam a guerra. Puta bando de irresponsáveis, ficavam guiando as trapizongas o dia inteiro e a noite também. Assim não dá.
A inglesada e americanada não tinha carro bom para guiar e ficava trabalhando para ganhar a guerra.
A culpa da "perca" foi da Mercedes e da Autounion que ficavam desviando a atenção dos nazis. Uns quinta coluna isso sim.
Soberbo, imponente, classudo..eu gosto.
Chicão, o Zullino está impossível! Deixa uns comentários altamente filosóficos lá no seu blog e vem com essas sandices aqui!
Falei mentira? Soube dessas histórias nas vezes em que fui para esses encontros estáticos em cidades decadentes com comida gordurosa. Os própriootários dessas Mercedes e outros carros tedescos sempre me garantiram que o carro deles tinha pertencido à um da turminha do barulho. Quem sou eu para duvidar?
O Horch 855 chamava-se Sport-Roadster e não Spezial. Ele pesava 2400-2500 kg e não ultrapassava os 140 km/h. Era um auto de passeio, para flanar num domingo de sol no clube, no hipódromo ou na praia. O 540K pesava 2200 kg e chegava a 170 km horários, na época algo sensacional. A única vantagem do Horch é que usava um eixo traseiro de dupla articulação, muito mais estável e seguro que o Mercedes com seus semi-eixos oscilantes. E o desenho é um perfeito exemplo do estilo germânico nos anos 30. AGB
AGB, o "Sport" era o Cabriolet, o roadster era Spezial mesmo (traduzido nos sites em inglês como Special).
http://www.classics.com/pbbch.html
O Zullino anda numa fase meio esquisita da vida....anda narcisista, se achando a cereja do bolo...se acha lindo aos 61 anos de idade..o melhor seria receitar logo os remédinhos.Anda encarando a burguesia de frente...sei lá, meio contestador.
O Xicão foi comentado no Café GP. O povo fala que ele faz uns posts para tacar fogo no circo no sub-blog e pede para os outros mandarem. Depois eu que sou contestador. Posso ser, mas não fico dando uma de "matilde".
Eu não sou lindo aos 61, sempre fui lindo, podem ver no meu blog que quando eu tinha 8 meses já era o queridinho das minas. Não tenho culpa.
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