Instalada no Brasil em 1976, onde produziu inicialmente apenas a linha 147, a Fiat teve uma gama mais variada de modelos na Argentina nos anos 80, entre os quais se destacava o Regata da foto, modelo que desperta curiosidade entre os brasileiros que curtem carros e vão a Buenos Aires. Feito por lá entre 1985 e 1995, tratava-se de um bem-sucedido médio-pequeno na Europa, onde se batia com o VW Jetta e o Opel Kadett, mas acabou ganhando mais status entre os hermanos, que sempre gostaram muito dos sedãs de quatro portas - por aqui, nos anos 80, os carros de duas portas ainda eram maioria. O curioso é que, naquela época, a Fiat não tinha uma presença tão consistente na Argentina como no Brasil, onde o volume de produção era muito maior; seus modelos eram fabricados pela Sevel, uma joint-venture entre a Fiat e a Peugeot que durou de 1980 a 1995, semelhante à Autolatina (VW e Ford) dos anos 90, tanto que o Regata saía da mesma fábrica do imortal Peugeot 504.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
13 comentários:
E no braZil, tivemos a Elba Weekend.
inevitavel dizer se olhar sem atenção parece um Fiat Premio, só que com 4 portas...
Achei esquisitão...
Carlos Eduardo Szépkúthy
nessa época a FIAT brasileira ficou no quase...
quase trouxe o 131 (sendo preterio pelo Oggi)
quase trouxe o Uno Turbo na década de 80 (fabricando o mesmo uns 10 anos depois)
quase trouxe o Croma...
Verdade...
O Croma chegou em conta-gotas na Argentina, importado.
Concordo com o Szépkúthy, parece um Premio, só que mais "quadradão"...
Me parece um Fiat Regata foi cogitado para ser lançado na decada de oitenta se procurar nas Revistas Quatro Rodas da epoca tem alguma coisa sobre ele...
Devido ao assustador número de carros atuais com aparência esquisita, muitos dos quais com cara de Pokemon, quase sempre, por comparação, acabo gostando dos modelos antigos.
Mas dessa vez posso dizer que o Fiat Regata não é... digamos... esteticamente abonado.
Duna..
Chico, o Dune era o Premio.
O Duna era o Prêmio fabricado na Argentina que inclusive tinha uma versão diesel.
Duna também era o nome do Premio na Italia. Acho que ele não foi fabricado lá, só importado do Brasil.
Lembrando que nos últimos anos de vida no Brasil (ou no último apenas, não me recordo), o Prêmio também foi vendido como Duna por aqui. Na época eu via um ou outro, mas faz tempo que não vejo nenhum...
A fiat ao fabricar esses carros em portugal quase teve que fechar a fábrica.
Do Uno fabricaram um apenas e os Premios foram todos dados de presente.
De todos esses carros o único que tem personalidade é o UNO, o resto é lixo estético, podem tacar fogo em todos.
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