quinta-feira, 11 de março de 2010

COMO É QUE PODE?


O Ford Thunderbird era um roadster esguio e elegante no seu lançamento em 1955, visto como a interpretação mais autenticamente americana da esportividade disseminada no Novo Mundo por pequenas casas européias após a II Guerra. Entretanto, já em 1958, ele perdia a configuração roadster e foi deixando para trás qualquer pretensão de puro-sangue (até um modelo quatro portas surgiu em 1967) até que, em 1971, ele deixou de ter um projeto exclusivo e passou para a categoria dos cupês de luxo, dividindo a plataforma com o Lincoln Continental, com boas vendas em um período de encolhimento do mercado. Essa geração foi até 1976, ano do Diabo Verde da foto, trazido pelo M em 2008, que, assim como o concorrente Chrysler Cordoba, diz muito sobre o momento vivido pela indústria automotiva americana de então, com um enorme V8 460 (7.5 litros) asfixiado por leis antipoluição e a configuração 2+2 em um veículo de 5m de comprimento. Os números de mercado continuaram ditando as tendências para a carreira do T-Bird até que, em 2001, surgiu uma interpretação retrô do modelo original de 1955. Como tudo o que simplesmente segue a moda tem fôlego curto, a "releitura" naufragou já em 2005, encerrando laconicamente uma carreira de início brilhante.

12 comentários:

Gustavo disse...

Por isso carro americano tem fama de banheira! Pra que serve um carro desse tamanho?

Mauricio Morais disse...

Luis acho que Freud ou Yung explicam: Pra caber um ego inflado só mesmo uma banheira avantajada como esses carros dos anos 60 / 70.
Aliás, os tempos mudam, as crises vão e vem e os americanos continuam com o ego nas alturas, basta ver o gosto duvidoso pelas enormes limosines ou as SUV.

André Grigorevski disse...

Igual a um Thunderbird que tem aparecido em alguns eventos aqui no RJ (porém, o daqui é branco). Bela banheira! Imagino que pegar a estrada com um carro desses seja uma beleza.

Nos anos 90, se não me engano, o Thunderbird tornou-se um sedã, menor e sem o mesmo glamour, não?

Luís Augusto disse...

Amigos, não acho que seja uma questão de ego e sim um padrão cultural que os americanos desenvolveram (ao contrário dos brasileiros que não desenvolvam nada, só imitam o que é feito lá fora).
Um carro não precisa necessariamente ser um superesportivo europeu para dar prazer; quem já dirigiu um Landau sabe muito bem disso.
André, o T-Bird dos anos 90 era um cupê com linhas fluidas e chegou a vir em conta-gotas para o Brasil.

M disse...

Óia o Diabo Verde !!!!!
Eu "si" divertí muito com ele !
E é o carro predileto do atual proprietário !
A "releitura" lançada em 2001 também foi um belo carro !!!
Pena que vai demorar para podermos trazer um...

Francisco J.Pellegrino disse...

A nossa opção pelos carros pequenos europeus nos levou a este mar sem fim de 1.0, são problemas econômicos crônicos,mas acho que ela foi correta desdes os tempos da dita dura, agora nos parece que dentro de um futuro próximo(12 anos) conseguiremos nossa auto suficiência em petróleo e assim poderemos ter CARROS ELÉTRICOS. Adoro as barcas até 1958 mas este modelo em especial não me agrada muito.

roberto zullino disse...

Lixão verde, mas só na cor.

F250GTO disse...

Os "amerdicanos" assasinaram o Thunder.
Começaram aumentando o tamanho do carro, transformaram em um hard top 4 lugares, aboliram o conversivel e fizeram até um 4 portas (um verdadeiro estupro).
Esse aí é até bunitinho, mas não é um Thunderbird de verdade.

Luís Augusto disse...

Verdade, Romeu, tá mais pra Lincoln!

Luciano Jafet disse...

Os Thunderbirds fabricados entre 1970 e 1979 são os mais lindos já fabricados.São maravilhosos e estão apenas um degrau abaixo dos Lincoln.Em 1971,tivemos um marrom zero Km,que foi vendido em 1978 com 57.000 milhas,sem nunca ter dado um único problema mêcanico.Que carro!!!!!!!!!!!!Se alguém tiver alguma notícia deste carro,favor avisar-me,pois estou incessantemente à sua procura!!

Chrysler Building disse...

O comentário do Gustavo torna-se óbvio, quando atentamos para a imagem anexa ao seu ID. O Zullino, invariavelmente, expelindo seu colostro do mal pelos Norte Americanos, que continuam a fabricar os MELHORES AUTOMÓVEIS DO MUNDO!!!

Acho legal isto. Diversidade abissal a todo o vapor, mesmo quando o nexo acaba sendo um mero detalhe...

Jafet:

R/T 78 Vermelho Verona, agrada?

Luís:

Tens posts das Kombis Samba?

Abraço a todos (menos para o Zullino)

Luís Augusto disse...

Not yoet.
Mas tem um post sobre a minha Kombi, um motor-home disfarçado:
http://antigomoveis.blogspot.com/2009/09/ao-volante-viii-kombi-1974.html