sábado, 12 de maio de 2012

A FERRARI DE GALA

Na medida em que os anos 70 avançavam, os jovens rebeldes que desfilavam em seus Grand Tourers na década anterior iam se tornando respeitáveis pais de família, mas não lhes agradava a idéia de abrir mão dos seus esportivos para poderem levar os filhos para passear em San Remo ou Saint Tropez, de modo que as marcas de prestígio foram percebendo esse nicho do mercado e passaram a oferecer versões cada vez mais espetaculares de "esportivos familiares". Assim, com exemplares que iam do Golf GTi ao BMW CSi, os anos 70 podem ser vistos como o início da era de ouro dos carros-esporte de quatro lugares. Curiosamente, a Ferrari já os fazia desde meados anos anos 60, com suas 330 e 365 GT 2+2, não tão saudadas como as famosas berlinettas com quem compartilhavam a mecânica básica. A maturidade dessa configuração na casa de Maranello, entretanto, veio em 1972, com um novo desenho de Pininfarina para a 365, que acabou mais conhecido como Ferrari 400, como passou a ser chamada a partir de 1976, graças ao aumento da cilindrada do V12 (4.8 litros, 0.4 litro por cilindro, justificando o "400"). Discreta, elegante, com conforto para os passageiros do banco traseiro e opção de caixa automática da GM, a 400 durou até 1989 (já denominada 412, após novo aumento da cilindrada) e foi um dos poucos veículos de quatro lugares do seu tempo que merecem a alcunha de Grand Tourers, tendo poucos paralelos à altura, como os Mercedes SLC e SEC.

5 comentários:

Paulo Levi disse...

Nos anos 80, esse Ferrari povoava as minhas fantasias automotivas. Em meados dos 90, era oferecido a preço vil nos classificados das revistas especializadas. E hoje, já reabilitado, alcança cotações cada vez mais altas. É mais que justo, esse carro merece.

Francisco J.Pellegrino disse...

Eu tb a acho bonita, mas não a teria na minha coleção imaginária, fico com as Mercedes da época.

regi nat rock disse...

Tem jeito não. Sedan médio grande são tds praticamente iguais. Uns floreios daqui e dali e, ao fim, mais do mesmo. MESMO sendo FERRARI, não me apetece.

M disse...

Como linhas, ainda prefiro a 365 !
Mas poderia ser com o motor desta...

roberto zullino disse...

essa Ferraris tem um valor de mercado irrisório e estão acabando. estão sendo desmontadas para se fazerem réplicas de outras Ferraris mais valiosas.