quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CARRUAGEM REAL

Aos olhos dos pouco familiarizados com os Mercedes-Benz dos anos 60-70, o 300 SEL 1971 da foto pode parecer apenas mais uma das banheiras trazidas aos montes pelos ricaços através de contatos nas embaixadas e consulados na época da proibição das importações, mas o distintivo "6.3" à direita da estrela não deixa dúvidas de que este representante da primeira geração da classe S da marca é algo muito especial. Dotado do mesmo V8 de 6.3 litros com injeção direta e 250 cv de potência líquida que equipava originalmente a limousine 600 Pullman, o sedã da foto mataria muito esportivo atual de vergonha (sem falar nos dois vermelhinhos ao fundo da foto...), com aceleração de 0-100 km/h em pouco mais de 6 segundos, frenagem (disco nas 4 rodas) e estabilidade exemplares, apesar do porte e do câmbio automático. Foi criado baseado nos modelos mais comuns da série S visando a clientela que preferia um appeal mais discreto do que o do modelo 600 sem abrir mão de conforto e desempenho exclusivos, fazendo com que o apelido do título do post, dado na época, seja mais do que justificável. Coisa para conhecedores!

22 comentários:

Marz disse...

Seria este o primeiro muscle car alemão? hehehe...

Luís Augusto disse...

Prezado Marz, os amantes de muscle cars que me perdoem, mas esse Mercedes...

Belair disse...

Dois carros representam meus sonhos(im)possíveis: Um BelAir 57 hardtop ou conversível e esse aí,que eu acho um dos carros mais "classudos" já feitos.

Alexandre Zamariolli disse...

Luís,

Adoro esse carro. Simplesmente atemporal.

Só um detalhe: salvo engano, o motor 6,3 vinha da limusine 600 "normal", de seis janelas. A Pullman, maior ainda (oito janelas), usava um motor também aumentado, de 6,9 litros - e foi com este que a Mercedes repetiu a dose na posterior série W116, enfiando-o no cofre do 450 SEL.

Luís Augusto disse...

Belair, bela escolha; só acho que vc não encontraria muito tempo para passear no Chevy!
Alexandre, fui conferir a informação: o 600 normal e o Pullman tinham o mesmo motor 6.3. O 6.9 do 450 SEL era um derivado do mesmo bloco.
Abraço a todos.

Belair disse...

Ô Dr.,eu tive um desses,branco,mas era um 250S,1967.Meio paralítico,mas com o mesmo estilo que o Alexandre aí acima muito bem classificou como atemporal. Ainda encontro outro e faço uma "loucura",mas dessa vez talvez um 280 injetado,SE.
Já o BelAir,vou levando com um 55 enquanto não vem o 57 via megasena,talvez...

Guilherme da Costa Gomes disse...

Carro preto é outro papo, hein... Lindo demais!

Luís Augusto disse...

A posição de dirigir desse Mercedes é simplesmente fantástica. Com o banco regulado para a altura mínima, parece um carro de pista!
Ô Bel Air, não é por nada não, mas o 55 é muito mais bonito do que o 57!

Francisco J.Pellegrino disse...

Muito forte, classudo como disse o Belair, eu gosto.

roberto zullino disse...

Meu falecido cunhado teve uma dessas e andei algumas vezes. Andava muito e tinha a suspensão traseira pneumática que fazia toda a diferença, item que não foi mencionado no post.
Comparar um carro desses com um muscle car americano é heresia.
Isso era carro, muscle cars são carros apenas de boulevard, se forem puxados só andam em reta e olha lá, não tem freios, não tem suspensão, são coisas primitivas, não aguentam um pega em uma estrada, nas primeiras curvas já entram em um poste e não valem a gasolina que gastam.
Nem americanos gostam de muscle cars, na primeira oportunidade depois de ganhar algum já vão para um Mercedes um Porsche e deixam os muscle cars para os rednecks e para os carpinteiros de obra.

M disse...

Muito engraçado !
MAS o motor 6.3 incomoda um pouco !
Bate como uma craker-box...
O 6.9 amansado ficou mais redondo.

Belair,
Vou mandar uma tentação prá vc...

Belair disse...

Mexe cumigo não Marcão...!Tô muito véio pra certas coisas.

Luís Augusto disse...

Zullino, bem lembrado. Esqueci mesmo! M, vc ainda está com aquela 4.5?

M disse...

Sim, sinhô !!!!
Preciso vendê-la, mas o Belairzinho tá pão-duro hoje...

Belair disse...

Pão duro não,só duro!
E as 4.5 tem uma vantagem,se não me engano:não tem a suspensão pneumatica,aquela que faz a diferença p/ o Zullino,mas que dava problemas pacas.

Luís Augusto disse...

O apelido era suspensão hidroproblemática!

roberto zullino disse...

Nunca deu problema algum, podia por 2 sacos de cimento no portamalas e a trapizonga abaixava e voltava para a altura normal.
Só gosto de duas Mercedes, essa e a 280SL pagoda.

Luís Augusto disse...

O problema, como costuma acontecer, devia ser com manutenção deficiente. O proprietário dessa da foto também nunca teve aborrecimentos com a suspensão.

Marz disse...

Opa pessoal, foi só uma brincadeira!... hehehe... só o chamei de muscle car porque a fórmula era parecida, usava o maior motor disponível (do irmão grande, o 600) num modelo médio. No mais, não há comparações mesmo. E parabéns pelo blog, os posts e os comentários são memoráveis.

M disse...

Se teve problema não contaria nunca ! Colecionador é tudo mintiroso...
Os "sacos" de borracha custam os olhos-da-cara !
A suspensão da 4.5 é normal. Além disso é mais curta(não é L).

Luís Augusto disse...

Oi Marz, obrigado pela participação. Realmente o melhor do blog são os comentários. E olha que vc ainda não viu nada!
M, esse aí da foto é tratado a pão-de-ló! Até controle de umidade a garagem tem.

Anônimo disse...

A suspensão dá problema e é caro pra arrumar mas nada que assuste muito, só um pouquinho rs. Mas se arrumada corretamente e por gente competente, pode esquecer por alguns bons anos. Só colocar o óleo correto e verificar o nível...