segunda-feira, 14 de junho de 2010

A INSPIRAÇÃO


Dizem alguns amantes de carros-esporte que o Lobini do post aí embaixo teria se inspirado - ou mais do que isso - no Lotus Elise, um pocket-rocket produzido segundo a velha receita britânica dos esportivos mais divertidos do mundo: baixo peso, um pequeno e temperamental motor de 4 cilindros (um Rover de 156 cv para o mercado europeu ou um Toyota de 190 cv para os EUA, ambos 1.8 16V em posição central-traseira) e interação máxima com o motorista. A parte boa da história é que, se alguém se interessasse pelo pequeno inglês há 2-3 anos, não pagaria muito mais do que o que se pedia pelo Lobini - que, pelo jeito, já era como veículo de produção regular. A não ser, é claro, que o candidato optasse pela série especial Type-25 da foto acima, que homenagiava as 25 vitórias de Jim Clark na F-1 (bons tempos da Lotus!) e conta com 218 cv, responsáveis por empurrar apenas 900 kg. Apenas 25 exemplares do Type-25 foram produzidos. Foto extraída do Carangos & Afins que, qualquer dia desses, começa a cobrar Royalties deste pobre blogueiro...

4 comentários:

roberto zullino disse...

além de verdinho ainda tem a faixa amarela.
o lobini foi realmente inicialmente inspirado na elise, mas aí entraram os inginieri e cagaram o carro.
era muito mais fácil copiar tudo na cara dura, principalmente a suspensão, e não perder tempo com bobagens. pelo que lembro o projeto durou anos tentando piorar as coisas.

M disse...

Mas até para copiar é preciso uma certa competência...

Tohmé disse...

Lá vm esses dois rabugentos...he, he

Gustavo disse...

Conheço um certo MGF com motorização Rover 1.8 16v posição central, comando variavel, que além de mais bonito é mais barato! Uma dessas hoje não sai por menos de 200 paus.