segunda-feira, 7 de junho de 2010

ARAXÁ/2010 - UM EXÓTICO EUROPEU

Como sempre ocorre no Brazil Classics, coube aos irmãos Marx apresentar um dos modelos mais exóticos da exposição. Para quem não sabe, eles são os herdeiros de um enorme acervo de esportivos europeus comprados nos anos 70 a preço de banana pelo seu pai, o colecionador Flávio Marx, falecido precocemente. A coleção tem preciosidades raríssimas até no mercado internacional, dando uma amostra da diversidade de espécimes que já rodaram por essas bandas antes da implantação da indústria nacional. Sobre o modelo da foto, trata-se de um Allard J2, modelo inglês que se valia da mecânica Cadillac e que obteve algum sucesso em provas de endurance nos anos 50. Embora tenha fechado as portas em 1966, a Allard abriu caminho para o sucesso de outros híbridos europeus com mecânica norte-americana como os AC Cobra, De Tomaso e Jensen.

5 comentários:

roberto zullino disse...

Esse carro era vermelho, mas os meninos descobriram que originalmente era branco. Já dirigi a bagaça, simplesmente assustador.

Luís Augusto disse...

Sim era vermelho. Em breve deve sair uma foto no blog do Guilherme com o Flávio Marx ao volante. O ronco é mesmo assustador!

roberto zullino disse...

Não me refiro ao ronco, quando dirigi tinha silencioso e é um mero Cadillac V8 pesado e muito menos potente que os V8 modernos.
O que impressiona é que quase não existe carro, apenas uma armação para o motor e se comporta como tal. Tem que ter muito culhão e conhecimento para dirigir a josta em Interlagos como o Flavio fazia, mais de uma vez ficou em duas rodas.

Luís Augusto disse...

Esse Allard tem soluções de design semelhantes às do Lotus 7. Será que ele é igualmente assustador?

roberto zullino disse...

O Lotus é muito menor e mais baixo, apavora justamente por isso, a frente parece daqueles formuletas antigos, passa facinho debaixo de um caminhão.