segunda-feira, 1 de março de 2010

SEIS PORTAS

Ao contrário do que muitas vezes é escrito por aí, a Kombi na configuração seis portas não foi uma exclusividade da Volkswagen brasileira; entretanto o modelo produzido em São Bernardo de 1961 a 1976 teve o diferencial de ter as seis portas abrindo indepen-dentemente e no sentido convencional de um carro de passeio, ao contrário da alemã, cujas portas traseiras esquerdas funcionavam como as traseiras direitas da Kombi standard, como mostrado aqui. O modelo foi muito usado como lotação e me chamou a atenção ainda na primeira infância, quando fui a Águas de Lindóia em 1982; no hotel onde minha família se hospedou havia uma dessas, muito bem conservada, que levava os hóspedes até o balneário e me chamava a atenção por ter portas traseiras à esquerda e pela ausência de alguns vidros laterais, algo que eu nunca tinha visto em uma Kombi.

11 comentários:

roberto zullino disse...

Adoro kombis, principalmente pela capacidade fazer curvas no limite, mas para isso precisa saber guiar. a kombi jamais capota em curva, ela simplesmente solta a traseira aos pulinhos. ela capota só se bater em alguma coisa como um guia. Em pista pode descascar que no máximo dá umas rodadas. Andei muito correndo de kombi quando corria de moto no interlagos antigo, após a corrida motos corríamos de kombi.

Anônimo disse...

Orra Meu!
O Zulino deve usar sutiã, por que vá ter peito assim...hehehe
Abraço.
Irapuã

Luís Augusto disse...

Muito interessante a observação; me fez lembrar de um estranho episódio ocorrido em 2000. Estávamos eu e dois amigos em um Peugeot 306 1.8 16V ano 98 na BR-262 perto de Caeté, conhecida como Rodovia da Morte pela quantidade de curvas e pela topografia acidentada. Vínhamos a 120-130 km/h ultrapassando todo mundo quando uma Kombi deu farol. Em princípio debochamos, mas o cara que pilotava a Kombi era muito bom a a brincadeira foi ficando perigosa até que, atônitos, deixamos ela passar. Nunca entendemos o que aconteceu.

roberto zullino disse...

era eu.

Luís Augusto disse...

Não sabia que vc tinha vocação para kamikaze.

roberto zullino disse...

bobagem, kombi faz curva pacas, é só não apavorar. pode fazer uma técnica. a tal "chamadinha" que consiste em ficar dando golpes no volante quando ela dá os pulinhos na traseira. a mesma coisa pode ser feita no dodge dart que sai igualzinho aos pukinhos da kombi com resultados bem mais desastrosos.

F250GTO disse...

Muito interessante a teoria do Zullino, de que Kombi não capota (a menos que bata em alguma coisa).
Eu tinha um amigo Alemão nos anos 60, que pegava uma Kombi Luxo (aquela cinza em dois tons) do pai dele e fazia misérias com a bagaça.
Quando fazia o circuito das ruas Itápolis/Angatuba no Pacaembu (SP) com a Kombosa, dava arrepios na espinha.
Ele tinha um sitio em Diadema e era uma "festa" quando iamos para o sitio na Kombi, com o Alemão dirigindo (o perigo era alguem vomitar no caminho).
Nunca aconteceu nada.
Algum tempo depois ele comprou um Gordini e no primeiro dia que foi para Diadema, capotou a tranqueira...

roberto zullino disse...

A kombi não tem grip e desliza muito bem na dianteira e pula na traseira, é só saber disso que dá para andar bem forte. O máximo é dar uma rodada, é mais fácil capotar um fusca.

GP Oficina Mecânica disse...

Zulino,

Meu pai me contou a mesma coisa que voce... Segundo ele Kombi é muito boa de curva... Um carro ótimo de se guiar rápido...

Ele tambem tem algumas histórias em Kombis...

Carlos Eduardo Szépkúthy

Francisco J.Pellegrino disse...

Vamos preparar uma para a Classic Cup, o anão íria adorar, aliás tem corrida dela lá na Europa.

Tohmé disse...

Meu próximo alvo....