segunda-feira, 8 de março de 2010

UM PEQUENO QUE ORIGINOU DOIS GIGANTES

A belezura da foto acima é um Austin 7, modelo inspirado no sucesso do Ford T que começou a ser produzido em 1922 e se destinava ao até então inexplorado segmento dos carros populares na Inglaterra, batendo próximo das 300 mil unidades até 1939, quando teve a produção encerrada. Bem-sucedido não só na missão de popularizar o automóvel na ilha, ele foi também uma notável realização de engenharia, sendo oferecido em diversas versões de carroceria, inclusive charmosos roadsters, que, a despeito do pequeno motor de 0.75 litro, entusiasmavam seus condutores, tornando-se, de certa forma, precursores dos famosíssimos esportivos britânicos leves, baratos e divertidos que se tornariam cidadãos do mundo após a II Guerra. Como se não bastasse, o Seven tem em seu currículo a honra de ter sido o passo inicial da BMW - que o fabricou sob licença de 1927 a 1929 com o nome de Dixi - e da Lotus, já que foi a partir dele que Colin Chapman desenvolveu seu Mk I para participar de competições em 1948. Duas marcas cujo carisma acabou superando o da própria Austin; nada mau para algo aparentemente tão despretensioso, não?

6 comentários:

Leonardo disse...

O Austin Seven foi o responsável pela popularização da configuração de pedais (com embreagem na esquerda, freio no meio e acelerador na direita) e controles que virou o padrão da indústria automotiva.

A configuração foi copiada do Cadillac Type 53, mas por ser um Cadillac (e um Cadillac pouco popular), o real responsável por fixar o padrão foi realmente o Seven.

Gustavo disse...

Realmente uma grande honra ser o avô da BMW. Simpatico o carrinho!

Luís Augusto disse...

Leonarod, bem lembrado!
Até a popularização do 7 as configurações variavam muito, sendo a mais aceita a do Ford T.

http://antigomoveis.blogspot.com/2008/08/em-caso-de-emergncia-pise-em-qualquer.html

Gustavo, não é o avô, é o primogênito mesmo!

Anônimo disse...

Dixi foi uma companhia fundada no século XIX e que produziu automóveis e caminhões muito reputados na Alemanha. Por volta de 1927 decidiu ingressar no segmento de carros baratos e adquiriu uma licença da Austin para montar o modelo Seven, sob a denominação 3/15 DA. Em 1928 foi absorvida pela BMW que manteve a linha, com algumas modificações, até 1931. A fábrica localizava-se em Eisenach, na Saxônia, e dali sairam os BMW 327-328, responsáveis pela fama da marca bávara. Dixi é uma expressão latina que significa "eu disse".

Anônimo disse...

Talvez o Austin Seven de 1922 tenha sido o pioneiro na disposição de pedais e alavanca de câmbio na Grã-Bretanha. Mas nos Estados Unidos vários carros já empregavam este sistema em 1914 (Buick, Chevrolet, Dodge, Studebaker). Nenhum deles, porem, tinha a reputação do Cadillac e a capacidade de criar uma moda. A configuração do modelo T era tão peculiar que nenhum construtor se dispôs a imitá-la. AGB

Leonardo disse...

Observe que eu disse que o Austin popularizou, não criou.