terça-feira, 16 de março de 2010

ANTES DE IR PARA MUNIQUE

Apesar do sucesso que ele fez no Brasil nos anos 90, ao dar ao entusiasta a oportunidade de dirigir um autêntico esportivo a um preço razoavelmente acessível, pouca gente se lembra de que o belo desenho do Fiat Coupé era assinado por Chris Bangle, o mesmo que causou urticárias em vários fãs da BMW após a polêmica renovação da Série 7 da marca bávara na década seguinte. Produzido na Itália entre 1993 e 2000, o Coupé foi oferecido por aqui 1995 e 1996, com cerca de 1500 unidades vendidas em versão única com motor 2.0 16V de 142 cv líquidos - o mesmo do Tipo 16V, bem mais animado do que o propulsor de mesma cilindrada do contemporâneo Tempra, tema para um próximo post. Suas linhas angulosas e cheias de reentranças não deixam dúvidas quanto à assinatura de Bangle (na minha opinião, há algo delas nos Z4 e Z8), mas ele parece ter se dado melhor no descolado esportivo italiano do que nos elegantes sedãs alemães, não é mesmo?

19 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Acho que o Coupá pode entrar na lista dos colecionáveis dos anos 90 e se salvar um Tempra Turbo junto, em dupla fica ainda mais interessante!

André Grigorevski disse...

O Fiat Coupé é um carro muito bonito. Lembro que chamava bastante a atenção na época e não era raro ver um jogador de futebol de um dos 4 grandes clubes aqui do RJ ao volante de um destes. Eu não sabia que tão poucos tinham sido trazidos para o Brasil!

Hoje em dia, infelizmente, estão sendo mal tratados. A maior parte deles sofre com os atuais proprietários, que quase sempre colam um adesivo da Ferrari, daqueles comprados em banca de jornal, em alguma parte da lataria. Isso quando o cavalinho rampante não vem acompanhado de faixas adesivas cortando todo o carro, neon, xenon, aerofólio e outros acessórios estilo "Velozes e Furiosos". Mas... que sejam perdoados estes pecadores.

E que os Coupé restantes sejam preservados!

Luís Augusto disse...

Guilherme, eu substituiria o Tempra Turbo por um Uno Turbo, carro interessantíssimo!

André, a maior prova do que vc está dizendo foi a dificuldade em encontrar uma foto de um modelo residente no Brasil. A maioria já era, está irrecuperavelmente detonada.

Alysson Prado "Balo" disse...

Lá fora havia uma versão turbo, com o mesmo motor do Tempra, a plataforma do Coupé era a mesma do Tipo, que também foi utilizada nos Alfa 145 e Lancia Delta dos anos 90 e no fiat Barchetta. Curioso o fato do Chris Bangle ter sido o responsável pelas linhas do modelo, não sabia que ele tivera feito parte da equipe Pininfarina. Outro fato que também me lembro do Fiat Coupé, é que os cortes do pára-lamas e a linha que desce da coluna B, fazia um "Z " estilizado, e segundo publicações da época, suas linhas teriam sido inspiradas nas linhas da Ferrari 456 GT.

Taí mais um dos modelos grandes da Fiat e descontinuado logo depois, uma pena.

abs.

M disse...

Belo carro !
Juntamente com o spider, foi na época um "cult" na Alemanha !

Gustavo disse...

Gosto desse, mas discordo que é melhor que os alemães.

Francisco J.Pellegrino disse...

Bom carro, simpático,esportivo confortável, agora tá sofrendo na periferia..junto com os Tipos, Tempras,Omegas, Audis A3 e outros finados.

Luís Augusto disse...

Chico, acho que a vítima mais trágica é o Omega; acho que não vai sobrar nenhum inteiro.

F250GTO disse...

Luis, a situação dos Omegas não é tão preocupante assim.
Existe hoje o Clube do Omega que agrega os fans do carro e da perua Suprema, onde a grande maioria é conservada rigorosamente original
Triste mesmo é ver os Tipos e Tempras (principalemnte os raros 2 portas Turbo)sendo estuprados na periferia.
Sem falar dos já comentados Fiats Coupes, xunados por aí...

Luís Augusto disse...

Bom saber; se eu achasse um CD 4100 97 Verde West imaculado e com painel analógico, acho que animava...

M disse...

Meu vizinho tinha um exatamente assim ! Trocou por um A6.

M disse...

Outro carro interessante para botar na garagem é o Calibra !

Luís Augusto disse...

Tem um maluco aqui em BH que tem 3 Calibras zerados. Vai ter que vender 2 por que a mulher pediu divórcio (por que será?).

F250GTO disse...

É verdade M.
Mas o Calibra é mais um modelo de carro que já foi parar nas mãos dos "mano"...

roberto zullino disse...

Acho que o coupê foi feito pela Bertone e o Barchetta que não veio para cá pela Pininfarina.Por favor, cheque isso.
Prefiro a minha Alfa 145 Freccia D´Oro, mas também teria um desses, é um ótimo carro.

Luís Augusto disse...

O interior do Coupé era assinado por Pininfarina; o Bangle fez o desenho para o centro de estilo Fiat.

M disse...

Só ví 2 barchettas no braZil.

GP Oficina Mecânica disse...

Acho sensacional este carro... Hoje em dia um usadinho não é tão caro assim... Pena que a mecânica não ajuda, boa de desempenho, mas manutenção é um problema...

Carlos Eduardo Szépkúthy

Mário César Buzian disse...

Putz, agora bateu nostalgia...Lembro de uma famosa casa noturna na Moóca, que tinha um Coupé do lado da pista de dança (a casa também era patrocinada pela Fiat), e eu um dia consegui ficar um final de semana com uma Coupé amarela, que era da frota ds Fiat, para test-drive...Bastou chegar na citada casa noturna e parar o carango na porta, hehehehe !!
Entrando lá encontro uma belíssima potranca que já tinha flertado em outros "saraus", sem sucesso...Encosto ao lado dela, jogo um charminho, pergunto se ela gostou do carro prata, e ao responder afirmativamente, vou pra cima e peço para ela me acompanhar..."Lá fora tem uma amarela dessas nos esperando", digo eu. Ela, incrédula, vai conferir...Nem precisa dizer que eu acabei não voltando para os "embalos de sábado à noite", rsrsrs !!!
Faturei a potranca ali pertinho mesmo !!!!