segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DEUSA LÁ, SAPO AQUI

Na década de 50, ainda cuidando das feridas da II Guerra, a Europa perdeu para os EUA a primazia do design automotivo, tendo as barcas americanas ditado de tal forma as tendências da época, que até modelos europeus derivados de projetos dos anos 30, como o DKW, sofriam influências diretas, principlmente da GM. Nesse clima de moral baixa, talvez a primeira escola européia de desenho automotivo a reagir contra os modismos ianques tenha sido a francesa, primeiramente com o caro e exclusivo Facel Vega e, em 1955, com o belo Citroën DS 19. Revolucionário não só nas formas, mas também no aproveitamento de espaço e no projeto da suspensão hidropneumática, ele foi alçado à condição de veículo de representação pelo General Charles De Gaulle e passou a ser um dos porta-bandeiras da capacidade técnica dos franceses, embora sua mecânica ainda contasse com o ultrapassado 1.9 de quatro cilindros originário do Traction Avant, que começou com 75 cv líquidos e chegou a 140 nos últimos DS em 1975. O divisor de águas do modelo foi o ano de 1967, quando a "Deusa" (a junção dos fonemas D-S em francês soa como déesse) perdeu os delicados faróis individuais redondos e ganhou o conjunto óptico quádruplo coberto por uma lente única de cada lado, como no modelo acima, cujo resultado de gosto duvidoso valeu o apelido de "Sapo" em terras brasileiras. A foto é do Brazil Classics 2006.

10 comentários:

Tohmé disse...

O que falar de um país que levou 70 anos para adotar carros com 4 portas....?

Germano disse...

esse da foto é o ID, certo?

Luís Augusto disse...

Sim, uma versão simplificada do DS.

Francisco J.Pellegrino disse...

Um dos carros mais feios que já ví.

Felipão disse...

eu, particularmente, gosto desse e de outros modelos da marca, que sempre inovou...

M disse...

Nunca tive simpatia pela marca.

roberto zullino disse...

O DS seria a única exceção que faria no caso de carros Citroen e franceses em geral, são todos uma merda e a assistência técnica é lamentável, além dos preços das peças.

Acho interessante e é muito confortável para andar.

Luís Augusto disse...

Zullino elogiando uma das carroças postadas aqui?
Esse post é para ser emoldurado!

roberto zullino disse...

O que vou fazer? Apesar do carro ser uma merda eu gosto dos ID/DS. Coisas de infância, andei algumas vezes num deles totalmente automático e com o freio de botão.

Luís Augusto disse...

Sem dúvida é um carro que marcou época. Tentaram repetir um pouco da fórmula com o XM, mas o impacto foi muito menor.