quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SINAL DE OUTROS TEMPOS


Nos últimos anos, com o fechamento de divisões que já foram ícones da tecnologia americana como Oldsmobile, Plymouth e Pontiac, fica até difícil visualizar o tempo em que novas marcas eram criadas dentro de uma corporação já estabelecida para ocupar nichos em um mercado que parecia insaciável. Foi esse o caso da DeSoto, criada pela Chrysler Corporation em 1928, uma época de enorme otimismo da economia americana, para ocupar a faixa dos médios. Apesar da debâcle de Wall Street no ano seguinte, a medida se revelou tão acertada que a marca vendeu muito bem mesmo em um mercado retraído, tendo a Ford imitado a iniciativa da Chrysler no final dos anos 30 com a criação da divisão Mercury. Entretanto, decisões dentro do grupo visando otimizar as vendas da Dodge, que disputava uma fatia semelhante do mercado, acabaram prejudicando a DeSoto, que viu suas vendas minguarem na segunda metade dos anos 50 e foi laconicamente extinta em 1960. Seus modelos tiveram boa aceitação no Brasil desde os primeiros tempos, como o exemplar 1930 da foto, um representante do segundo ano-modelo da marca que homenageia o desbravador espanhol Hernán DeSoto, tido como o descobridor da nascente do rio Mississipi.

3 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Muito bonito o carro, esta combinação de dois tons é muito benvinda neste tipo de automóvel.

Luís Augusto disse...

Obrigado pelo comentário Chicão!

Guilherme da Costa Gomes disse...

Belezinha esse DeSoto.
Os carros dos ano 20 são sempre muito simpáticos.