quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NEM UMA COISA NEM OUTRA


O curioso desenho da dianteira do Fiat 800 Spider do post abaixo traz à memória um dos mais singulares veículos já produzidos em grande escala, o Amphicar 770, feito de 1960 a 1963 e considerado, até hoje, o mais bem-sucedido (ou talvez o único) veículo anfíbio concebido para uso não-militar. Embora com excelente vedação, qualidade construtiva invejável e mecânica confiável (um quatro-cilindros 1.2 da Triumph, semelhante ao usado no Spitfire e montado próximo ao eixo traseiro), foi um verdadeiro desastre comercial, já que as expectativas do grupo Deutsche Waggon und Maschinenfabrik de 20 mil unidades anuais se concretizaram em apenas pouco menos de 4 mil veículos em quatro anos, alguns dos quais encalharam nas revendas até 1968. O maior alvo era o mercado americano, como denunciam os discretos rabos-de-peixe. As razões para o insucesso do insólito desenho (reparem a hélice atrás do eixo traseiro) residem no desempenho na terra abaixo daquele de um carro popular e na água pouco melhor do que o de uma canoa. Como tudo é uma questão de ponto de vista, os entusiastas da marca o definem como "o carro mais rápido na água e o barco mais ágil na terra"...

4 comentários:

M disse...

Qdo. apareceram por aqui, fui com meu avô ver a demonstração lá no lago do Ibirapuera !
A josta entrou na água, atravessou o lago, mas na hora de sair deu o maior pobrema !
Hahahahahahhh...

Joel Gayeski disse...

Isso aí é um pato!

O Corsário Viajante disse...

hahaha gostei do golpe de marketing...
Me lembrou aquela história da corrida entre URSS e EUA, onde "o soviético ficou em segundo e o americano em penúltimo"...

Francisco J.Pellegrino disse...

Tinha um barco no Rio Sena com um destes aí em cima....Luis, estas coisas são caras lá no Ebay.