quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PULGA MODERNIZADA


Como já dito por aqui em outras oportunidades, embora os volumes de produção da Fiat argentina não tenham sido tão expressivos como no Brasil, a gama de modelos oferecidos aos nossos vizinhos pela marca piemontesa foi bem maior do que a nossa - e bem mais longeva, já que a Fiat montou sua primeira fábrica por lá em 1958, em Córdoba. Em meados dos anos 60, enquanto a matriz lançava o 850 para se posicionar entre o 600 e o 1100, a filial argentina preparou uma atualização sobre a plataforma do 600, que já era produzido por lá, e encomendou a Vignale o desenho acima, que guardava semelhança com algumas versões do 850 italiano; como neste, a mecânica também era derivada da do 600, de quatro cilindros, mas com deslocamento aumentado para 0.77 litro e 36 hp brutos, que permitiam ao pequeno Fiat a máxima de 115 km/h; logo depois, houve um pequeno aumento da cilindrada para 0.8 litro. Carrocerias Berlina, Coupé e Spider eram disponíveis e, apesar do tamanho diminuto, levavam até quatro passageiros mesmo na rara versão Spider (1200 produzidos entre 1966 e 1969, ante 7800 unidades das versões fechadas entre 1965 e 1970), que também traz o título de único conversível produzido em série pelos hermanos. O modelo 800 Spider 1968 acima foi fotografado no Brazil Classics 2010.

Um comentário:

O Corsário Viajante disse...

Que falta que faz um carrinho com esta proposta...
Leve, compacto, esportivo e econômico!
Eu bem queria um!