terça-feira, 21 de junho de 2011

A BASE PARA O ZIS


Deixo com os leitores a foto de um representante da linhagem que serviu de "mula" para a criação do Zis 110 do governo soviético em 1946, o Buick Century 66S 1941 do Og Pozzoli, em foto extraída da coleção do Paulo Keller. A linha Buick deste ano era a evolução de um projeto introduzido em 1936 e é lembrada como um dos mais modernos e velozes veículos dos EUA no pré-guerra, com seu formidável Fireball de oito cilindros em linha e 5.2 litros batendo em 165 hp, alimentado por dois carburadores de atuação progressiva na qual o segundo só entrava em ação com o acelerador pisado até o fundo - o consumo devia ficar em l/km e não em km/l! Com várias opções de acabamento e de entre-eixos (entre 118 e 139 polegadas), naturalmente o escolhido para representar o esplendor do regime bolchevique e toda a opulência em que vivia o povo russo foi o grandalhão 90L, de entreeixos maior e capacidade para oito passageiros. Analisando as fotos, percebemos, de cara, o parabrisa idêntico e a proporção semelhante nos paralamas em relação à limousine soviética. Em breve, uma foto do Packard da mesma época!

9 comentários:

Paulo Levi disse...

Luís, acabo de me tocar de uma coisa: o primeiro automóvel que dirigi na vida era equipado com esse mesmo motor Fireball de oito cilindros em linha. OK, "dirigir" é força de expressão: meu pai me deixava tirar o Buick 51 da garagem e estacionar na frente de casa. Na santa ingenuidade dos meus dez aninhos, nem me passava pela cabeça que eu pudesse ter algo em comum com o motorista do Stalin!

Luís Augusto disse...

Hehehehe, pelo menos vc não corria o risco de ser fuzilado por traição ao povo e ao regime soviético se esbarrasse o Buickão na garagem!

roberto zullino disse...

Esse acionamento dos carburadores nunca funcionou direito, os cilindros da ponta nem funcionavam, a maioria ligou os dois direto e ficava bom.

roberto zullino disse...

Evidentemente, quem teve a idéia de acionar os dois carburadores ao mesmo tempo foi o Camarada Stalin. Meu pai fez isso no dele depois de um conselho do Prestes que lhe repassou os desenhos secretos soviéticos do acionamento, ficou ótimo. A Buick ficou insistindo em seu sistema decadente.

Luís Augusto disse...

Hehehe, o camarada Prestes não devia ter acesso a documentos tão secretos!

Joel Gayeski disse...

"No dele" do teu pai ou "no dele" do Stalin?
Medo!

roberto zullino disse...

Que eu saiba meu pai não privou da amizade do Camarada Stalin, apenas usou os desenhos secretos do Camarada Stalin para adaptar os carburadores do Buick que meu pai tinha. O Camarada Stalin entendia muito de Buicks e ficou muito honrado pelo uso de suas idéias em terras longínquas e progressistas, ele apenas fingia que os desenhos eram secretos, mas tinham até em banca de jornal encartado naquele jornal do partido, a Buick que era burra e não usava. Entendeu?

M disse...

O esquema foi até publicado no Politicheske Byuro New's !
QQ tovarich de Leningrado sabia disso...

roberto zullino disse...

Mas na mãe Rússia só os Buicks do Stalin tinham isso, ou seja, todos, ninguém mais podia ter Buick lá.
Os outros que usassem umas mercedonas que trouxeram da alemanha e que só davam vexame.