A foto acima mostra um Zis 110, veículo de representação na URSS dos anos 40 e 50 - a unidade em questão pertenceu a ninguém menos do que Molotov, o ministro das relações exteriores de Stalin. Conhecido pelo grande público como réplica do Packard 1942, a limousine comunista tem uma genética bem mais complexa: na verdade, trata-se de um projeto cedido pela Buick ao governo soviético em 1936 que, por capricho do "homem de aço", ganhou, artesanalmente, a aparência dos seus queridos Packard em uma fábrica construída só para isso (Zis significa, fábrica nomeada por Stalin, que, depois da morte do ditador, foi rebatizada Zil, nomeada por Likhachev). Quem esclarece a história é o Paulo Levi, do impagável Adverdriving que, junto com Marco Antônio Oliveira e seu post sobre o Emisul, dão uma mostra do alto nível dos temas abordados nos blogs automotivos, que têm, cada vez mais, fugido do lugar-comum. E a gente vai enriquecendo nossa cultura a cada post!
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
4 comentários:
O Molotov teve sorte do Stalin não ter acabado com a raça dele, já que o camarada queria eliminá-lo.
Quanto ao ZIS, não vejo nada demais, Prefiro um Mercedes ou até um Rolls.
Joel,
Aí é covardia! Segundo o Paulo Levi, nem o Stalin gostava muito do Zis, tanto que volotou a usar um legítimo Packard. No fundo, o Zis era um Buickão metido a besta!
ronha-bolchevique...
O Camarada Stalin sabia das coisas.
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