sexta-feira, 10 de junho de 2011

O MELHOR DE TODOS OS SATURN


Criada em meados dos anos 80 como resposta da GM norte-americana à invasão japonesa, a Saturn começou a vida com modelos de estilo heterodoxo e alguma independência em relação às outras marcas do grupo, mas acabou não logrando muito êxito no combate aos Toyotas e Nissans que infestavam a América, tendo se transformado em mais uma marca do entry-level do gigante de Michigan - da última vez que estive por lá, vi um dos nossos "imponentes" Vectra GT com emblema Saturn, com um visual de uma pobreza de dar dó. Extinta no ano passado como parte do processo de reestruturação da GM, a Saturn e seus insossos modelos poderiam nunca mais despertar interesse dos entusiastas se não fosse pelo roadster acima, flagrado na garagem do meu vizinho há poucos dias. Trata-se do Sky, uma versão mais conservadora do belo Pontiac Solstice que, com mudanças mínimas no visual, foi vendida na Europa como Opel GT - o Opel, inclusive, saía da mesma linha de montagem do Saturn. Seu motor de quatro cilindros em linha com 177 cv (semelhante ao do Captiva) podia ir a 260 cv nas versões com injeção direta ou 290 cv nos turbocomprimidos e o comportamento do invocado conversível dá show até em modelos de grifes bem mais caras, mostrando que os americanos também sabem dar lições aos europeus sobre como fazer grandes carros.

11 comentários:

M disse...

Dotô,
Mas os "gênios" da Saturn ainda conseguiram estragar a traseira do Solstice, sapecando lá umas lanternas indecentes.

Paulo Levi disse...

A Saturn foi uma boa idéia no começo, mas acabou se perdendo pelo caminho. Seus primeiros modelos eram interessantes no conceito, ainda que falhos na execução. A GM nunca fez os investimentos necessários para resolver isso enquanto a marca ainda desfrutava de uma boa imagem. Não apenas isso, mas deixou que ela perdesse o foco para virar apenas uma marca de preço em seu portfolio. A Saturn poderia ter sido a sementinha de uma renovação para a GM como um todo, mas acabou sendo pisoteada pelo mastodonte.

Luís Augusto disse...

Paulo, nunca achei os Saturn grande coisa; tinham cara de carros de um futuro que nunca chegou. Já o Sky é outro papo.
M, eu até que gostei da traseira deste e acho que a "frenteira" dá um banho na do Solstice, embora o Pontiac tenha mais personalidade.

M disse...

Dotô,
Não gosto, não !
Acho que estragaram o Solstice, que por sinal, é um carro excelente !
Perdí algumas noites de sono, depois de andar em um V8, que foi o esportivo mais engraçado que já acelerei !

Luís Augusto disse...

É, o Solstice tem a opção do V8 que o torna bem mais atraente; mas acho o estilo mais datado do que o do Saturn.

Joel Gayeski disse...

Luis
Solstice V8 não existiu. De qualquer forma, eu preferia ele ao Sky justamente por não ter frente de Opel.

O problema da Saturn foi que era um carro pequeno feito a moda estadunidense, parecia uma banheira encolhida.

M disse...

Joel,
Mas que coisa...
Eu andei na josta !
Para seu conhecimento:
http://www.mallettcars.com/solstice-conversion.htm

M disse...

E, prá vc ficar com bastante inveja, no de 550 HP !

Joel Gayeski disse...

M, desculpa, tava meio sonolento quando li.
:vergonha:

M disse...

Essa vez passa...
Mas hoje vai dormir sem assistir o Fantástico !
E sem pizza !

Joel Gayeski disse...

M, tá certo que sou muito mais novo, mas não é pra tanto hahaha.
WhatevAr, isso sim que é Pony Car.