sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

TUDO CERTO, MAS...

Após o insucesso do 924 diante da crítica especializada e dos aficcionados da marca, principalmente por causa do quatro em linha 2.0 cuja origem era a mesma do motor do Passat (o nosso AP), a Porsche resolveu dar mais refinamento ao excelente projeto, cujas boas vendas só aumentavam a revolta dos puristas, que continuaram de cara amarrada mesmo após uma melhora expressiva da sua performance com a adoção do turbocompressor. Assim, em 1982, surgiu o 944, que vinha com discretas revisões no desenho da carroceria (sobretudo nas caixas de rodas), amplas mudanças no uso dos componentes da suspensão e acabamento e - o argumento principal para a mudança de nomenclatura - um motor totalmente novo, também quatro em linha, mas derivado do V8 usado no exclusivíssimo 928, que finalmente dava ao esportivo o pedigree da Porsche pelo qual clamavam os fãs: com 2.5 litros e 163 cv líquidos (252 na versão turbo), ele é considerado o melhor quatro em linha já criado. Mas o destino acabou sendo injusto com o 944, que nunca conseguiu se livrar do estigma de um 924 melhorado e acabou descontinuado no início dos anos 90, ainda em plena forma, em um momento delicado na história da Porsche, que optou por concentrar seus esforços no desenvolvimento da quarta geração do eterno 911.

37 comentários:

Anônimo disse...

Grande Luis!
Passei para conferir a nova fase do blog e vi que está fervilhando de bons posts, vários comentários e muita polêmica!
Sucesso e forte abraço.
Lombardi

M disse...

Injustiça !!!
O 924 vendeu nos USA mais do que o 914, tem um handling excelente e desempenho perfeitamente compatível ao prêço !
A mesma coisa se aplica ao 944 e ao seu sucessor 968.
(O motor invocado é o 3.0)
Gosto deles, e recomendo !
Por enquanto, só é possível importar o 924, mas ainda se encontra nos USA carros em bom estado na faixa dos US$2,000.
Acho muito mais interessante do que comprar um Puma ou um Dodge Dart.

Francisco J.Pellegrino disse...

Eu gostcho....o tio M tem razão, putz, mais uma vez.

Luís Augusto disse...

Lombardi, bem-vindo de volta!
M, realmente o destino foi injusto com os 924/944/968...
Bom para quem gosta de boas pechinchas no mercado de antigos!
Chicão, não enche muito a bola do M, senão o Zullino vai ficar com ciúmes.

Arthur Jacon disse...

Luís, sou obsecado por esse Porsche. Bem melhor trazer um desses do que pagar a fortuna que pedem hoje por um nacional antigo. Realmente, não tem comparação.

Arthur Jacon disse...

Acho que não existe essa palavra, obsecado, mas deu para entender, não?

M disse...

Na verdade existe sim ! Mas o correto é obcecado !

Arthur Jacon disse...

Obrigado.

Luís Augusto disse...

Arthur, apesar de concordar que é um ótimo carro, o 924/944 nunca me seduziu. Cheguei a cogitar trazer um com o M, mas fiquei com o MG. Dos Porsche mais acessíveis, ficar ia com o 914.

Arthur Jacon disse...

O que seduz nesse carro, Luís, é a distribuição de massas, por causa da caixa de câmbio atrás, junto com a tração. Além disso, é um legítimo carro esporte, um Porsche com muito mais estirpe do que essas aberrações, como o Cayenne. E o preço? Tem um 944 turbo no ebay, aparentemente mint conditions, por 6.600 dólares. Uns 40.OOO reais para trazê-lo. Só que é de 1986, quer dizer, vou ter esperar seis anos para buscar um desses.

roberto zullino disse...

o xixi pode encher a bola do sacanan, sou justo, ele tem toda razão, é um grande carro e seus sucessores também.
não vejo vantagem alguma se trazer o 944 ou 968, o 924 é perfeitamente adequado para nossos congestionamentos e pode ser turbado por qualquer mano da zona leste, periga usar tudo do motor do santana/passat. a diferença de preço e a espera não justificam.

M disse...

Vejam este 924 1977 muito decente, item 160404993308, vendido no eBay por $2,300 ! Que moleza !!!
Os 1977 tem câmbio de 4 marchas. Aconselho os 79/80, que já tem cx, de 5M.

Arthur Jacon disse...

Talvez outra boa opção de Porsche mais acessível é o 912. Ou será que é muito manco? Tem um azul geladeira no eBay que está bem bonito. Mas é seis vezes mais caro que o 924.

Arthur Jacon disse...

Rectius: "Talvez outra boa opção de Porsche mais acessível SEJA o 912". Estou judiando do português neste post.

M disse...

Os 912 são bem + caros !
O azul do eBay é igual ao meu 67.

Arthur Jacon disse...

911 ou 912?

M disse...

67 tenho 912 e 911

Arthur Jacon disse...

É muito gritante a diferença de desempenho? O 912 é um carrinho que me interessa mesmo, e já dá pra trazer.

M disse...

Sim !
O 912 é 4 cilindros, com 95 HP; e o 911 é 6 cilindros, com 160 HP.

roberto zullino disse...

Quando foram lançados o 912 usava o motor do Super 90 com 90 HP e o 911 era dois litros com 120 HP, essa é a comparação correta.

Em termos de desempenho não são tão distantes assim. O problema é que se compara os 912 que ficaram parados com os 911 que receberam desenvolvimento em curto espaço de tempo.

Existiram duas séries de 912, a primeira com motor Porsche e a segunda com motor VW de Kombi Wanagon, o mesmo usado nos 914.

A Porsche ou a VW deviam ter um belo estoque desses motores 2 litros 4 cilindros que sobraram dos 914 e resolveram aproveitar lançando o 912 em 1975 justo quando deixou de fabricar o 914. Fizeram uma ventoinha diferente e enfiaram o motor no carro na maior cara de pau e venderam todos em 75 mesmo e nunca fabricaram mais.
A alegação de que o 924 foi o primeiro a usar motor da VW/Audi não procede, um Porsche legítimo como um 912 era impusulsionado por um motor derivado de uma Kombi em 1975. As modificações são mínimas, usa-se tuchos mecânicos no lugar dos hidráulicos da Wanagon.

Arthur Jacon disse...

Pensei que 911 67 tivesse só 130cv, e fosse 2.0 litros. Pelo jeito já é o 2,4.

Arthur Jacon disse...

O seu carro é o 911S, por isso tem 160 hp. Normalmente o 911 67 tem 130hp. O 912, por sua vez, tem 102 hp, de modo que, em geral, a diferença não é assim tão radical.

M disse...

Tá bom. Se vcs acham assim...
Mas a diferença é da água pro vinho !
O primeiro 911 é o "L".
Os 2.0 "S" tem a mesma potência dos 2.4. Só perdem no torque.

Zuzu,
Considere o 912 até 69 (o melhor).
O 75 é uma vergonha. Topa pau de Lambreta.

Arthur Jacon disse...

Imagina só um motor de 67, 2,0 litros, com 160 cv. Potencia específica superior à de bons motores atuais, com a mesma cilindrada. Vai ser indócil assim na casa do chapéu.

Arthur Jacon disse...

Imagina só um motor de 67, 2,0 litros, com 160 cv. Potencia específica superior à de bons motores atuais, com a mesma cilindrada. Vai ser indócil assim na casa do chapéu.

Arthur Jacon disse...

E ainda com motor pendurado atrás do eixo traseiro, tracionando uma barbaridade. É para iniciados. Vou começar com o 944, que é equilibrado, ou com 912, que é mansinho.

M disse...

Artur,
Compre um 924 !

Arthur Jacon disse...

M, Meu objeto de desejo está no eBay, item 250581899553. O 924 é um belo carro, mas não tem comparação. Se é para realizar um sonho de moleque, isto é, ter um Porsche, que seja o Porsche dos sonhos. Acho que vou ter de esperar uns aninhos mesmo.

Luís Augusto disse...

Arthur, o modelo acima está a venda!

Arthur Jacon disse...

Uia! Quanto?

Luís Augusto disse...

Me manda um email que te mando o contato. Meu mail está disponível no meu perfil.

roberto zullino disse...

Uia, o dotô tem comissão. Daqui a pouco larga a profissão de "shrink".

Luís Augusto disse...

Shhhh, fala baixo, senão mela o negócio!

jose carlos da silva disse...

tenho um 944 s 1 1983 automatico platinum metalico e vou vender
agora vou mexer com aviao
meu carro e nota 8 e facil de chegar a nota 10
mecanica 4 cil originalissima,na garagem desde 2002
se quizerem fotos me contactem,mas nao fico sem porsche pois tenho uma 911
jose carlos sete lagoas
encantado por skyhawk

Unknown disse...

Diga-se de passagem, este 944 da foto esta zerado eh de Brasilia e esta a venda. Ano 1982, bx km, tratado a cotonete.Aos interessados enviar e-mail para
barata51@yahoo.com.br
Grato
Barata

roberto zullino disse...

O dotô cobra 15% de comissão por vendas no site. Portanto, aumente o preço na mesma proporção.

Unknown disse...

Roberto, apenas divulgando que esta a venda, a comissao fica por conta da generosidade do vendedor, e depois o carro ta lindo mesmo. abcos

Barata