Quem tem a oportunidade de andar pelas cidades alemãs, principalmente fora do circuito turístico, se diverte com alguns "elos perdidos" relacionados à nossa indústria, principalmente modelos da GM brasileira, cuja origem estava na Opel. Lembro de ter visto gerações mais recentes do Rekord, que ficavam entre o Opala e o Omega, e a primeira geração do Corsa, algo como o nosso último Chevette Hatch modernizado. Um modelo bem interessante desse grupo é a primeira geração do Ascona, de 1970, surgida para ocupar o crescente segmento dos médio-compactos, que vinha absorvendo os antigos compradores de modelos populares na medida em que a economia européia demonstrava uma exuberância impressionante. Seu mote de campanha era: "O que você procura em um carro? Preço? Estilo? Ou ambos?", demonstrando o quão pouco mudou a estratégia de vendas dos segmentos intermediários até hoje. Sua dianteira era influenciada pelo Kadett B, mas suas linhas gerais serviriam de inspiração para o Kadett C, de 1973, que nasceu no Brasil um pouquinho antes do seu irmão alemão com o nome Chevette; já o Ascona chegaria aqui só em 1984, já em sua terceira geração, o nosso Monza.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
11 comentários:
o chevette era um projeto mundial certo?
O Chevette, o Dodginho, o Corcel e o Lada Laika são os carros mundiais mais representativos de sua geração.
Nesta época apareceu GT e o Manta, que tinha uma versão bem apimentada !
E salvo engno, o Ascona/Monza foi o primeiro carro realmente mundial.
E salvo engno, o Ascona/Monza foi o primeiro carro realmente mundial.
Sim, Tohmé, mas em sua terceira geração, oprojeto J, que originou o nosso Monza.
M, o Manta vinha do Kadett B, não?
Manta foi derivado do Ascona
Germano, tem razão!
Lindos eram os asconas preparados para competição com paralamas alargados e tudo mais.
Os anos 70 eram pródigos em paralamas alargados. Tinha até a categoria "Silhueta" , (acho que é assim que se escreve.)
Belíssimos GT.
Bem reparado, Mauricio. Esse tipo de recurso deixava o modelo com um visual mais parrudo.
Aliás, alguns pilotos de Rali faziam miséria com o Manta...
isso quando o motor não abria o bico...HUHAHAHAHAHAHAHAA
Postar um comentário