sábado, 12 de setembro de 2009

CHEVETÃO


Quem tem a oportunidade de andar pelas cidades alemãs, principalmente fora do circuito turístico, se diverte com alguns "elos perdidos" relacionados à nossa indústria, principalmente modelos da GM brasileira, cuja origem estava na Opel. Lembro de ter visto gerações mais recentes do Rekord, que ficavam entre o Opala e o Omega, e a primeira geração do Corsa, algo como o nosso último Chevette Hatch modernizado. Um modelo bem interessante desse grupo é a primeira geração do Ascona, de 1970, surgida para ocupar o crescente segmento dos médio-compactos, que vinha absorvendo os antigos compradores de modelos populares na medida em que a economia européia demonstrava uma exuberância impressionante. Seu mote de campanha era: "O que você procura em um carro? Preço? Estilo? Ou ambos?", demonstrando o quão pouco mudou a estratégia de vendas dos segmentos intermediários até hoje. Sua dianteira era influenciada pelo Kadett B, mas suas linhas gerais serviriam de inspiração para o Kadett C, de 1973, que nasceu no Brasil um pouquinho antes do seu irmão alemão com o nome Chevette; já o Ascona chegaria aqui só em 1984, já em sua terceira geração, o nosso Monza.

11 comentários:

Germano disse...

o chevette era um projeto mundial certo?

Luís Augusto disse...

O Chevette, o Dodginho, o Corcel e o Lada Laika são os carros mundiais mais representativos de sua geração.

M disse...

Nesta época apareceu GT e o Manta, que tinha uma versão bem apimentada !

Tohmé disse...

E salvo engno, o Ascona/Monza foi o primeiro carro realmente mundial.

Tohmé disse...

E salvo engno, o Ascona/Monza foi o primeiro carro realmente mundial.

Luís Augusto disse...

Sim, Tohmé, mas em sua terceira geração, oprojeto J, que originou o nosso Monza.
M, o Manta vinha do Kadett B, não?

Germano disse...

Manta foi derivado do Ascona

Luís Augusto disse...

Germano, tem razão!

Mauricio Morais disse...

Lindos eram os asconas preparados para competição com paralamas alargados e tudo mais.
Os anos 70 eram pródigos em paralamas alargados. Tinha até a categoria "Silhueta" , (acho que é assim que se escreve.)
Belíssimos GT.

Felipão disse...

Bem reparado, Mauricio. Esse tipo de recurso deixava o modelo com um visual mais parrudo.

Aliás, alguns pilotos de Rali faziam miséria com o Manta...

Germano disse...

isso quando o motor não abria o bico...HUHAHAHAHAHAHAHAA