Não deixa de ser irônico pensar que o maior ícone automotivo da pátria das Ferrari, Lamborghini e Maserati seja um carrinho de dois lugares com motor de pouco mais de 500 cc - daí o nome oficial, Cinquecento. Lançado em 1936 com a missão de criar um nicho abaixo do Balilla, ele consolidou a vocação da Fiat para projetar carros pequenos e divertidos e, embora barato, trazia refinamentos como motor de quatro cilindros, refrigeração a água, cabeçote de alumínio e um enorme teto solar opcional. Seu apelido se devia à semelhança dos faróis com as orelhas do Mickey Mouse, também chamado de Topolino na Itália, e o carrinho logo se tornou o xodó do país, embora as vendas de 120 mil exemplares até a II Guerra tenham ficado abaixo das expectativas da Fiat. A produção foi retomada em 1946 ainda com as linhas originais, como o modelo flagrado no sambódromo pelo blog Auto Estrada, e foi até 1955, ano de lançamento do 600.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
7 comentários:
engraçado é que o 500 é o carro mais importante da FIAT...quatro gerações com a mesma proposta e nome
Um verdadeiro ícone da indústria, assim como o 2cv, o Mini, o Fusca e por aí vai...
Meu primeiro carro ! Que saudades !
Compra um, uai! Deve ser a maior curtição e não deve ser nem metade dessas baratas inglesas q vc gosta.
Hehehehhh...
Não compro mais nada ! Só vendo !
Devia se chamar TOPOLINDO !
óbvio que adorei
Postar um comentário