terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CHOQUE CULTURAL

Ao contrá-rio do que ocorre na Alemanha, onde nin-guém dá muita bola para o Opel Rekord C, mas há uma legião de admira-dores dos Kadett B e C, aqui no Brasil o Opala dispensa qualquer apresentação, mas o excelente Chevette (equivalente ao Kadett C alemão, lançado também em 1973) ainda não desperta grandes paixões no meio antigomobilista, chegando-se a valorizar verdadeiras heresias, como a adaptação do enorme seis em linha 4.1 no lugar do 1.4 original com mudanças expressivas no equilíbrio dinâmico e até na posição de dirigir do pequeno GM, cujo nome vem da junção de Chevrolet e Corvette, ao mesmo tempo que é um diminutivo afrancesado de Chevy. Os chamados "Chepala" são, muitas vezes, vistos - equivocadamente - como o degrau máximo do carrinho, mas a mecânica do Opala é dispensável para quem quer potência: segundo o excelente blog do Dr. Luís Cézar, há receitas de preparação da própria Opel, usadas nas unidades de rally, que deixam o Chevette com desempenho interessantíssimo e o mantêm credenciado a participar de grandes eventos, como ocorreu com esse 1976 absolutamente original flagrado no Brazil Classics 2006.

6 comentários:

Felipão disse...

Que coisinha linda esse Chevette...

Eu mesmo já dirigi um Chevette com motor de Opala...

A aceleração era monstruosa...

Entretanto, assim como vc, não gosto dessas adaptações...

Assim como na Superclassics, aquele monte de carros com motor AP, descaracterizam um pouco da competição...

Coisa que o Flávio Gomes sempre desaprova...

Mauricio Morais disse...

Humm, motor de Opala não, ok?
Tirem os puristas da sala...
Mas e Chevette com motor de Vectra? O famoso Chevectra? Não seria um up-grade mais civilizado?
Não estou defendendo esta tese, apenas apimentando a conversa.

Portal Maxicar disse...

O chevette é o carro preferido da garotada que gosta de arrancadas, por causa da tração traseira. E por isso mesmo o carrinho está em extinção. Não duram muito na mão da turma. Hoje é bastante difícil se encontrar um original, a maioria é tunada.

Luís Augusto disse...

Sei lá, não condeno indiscriminadamente todas as modificações e acho algumas até interessantes e coerentes, como Fusca com motor de Porsche, Opala com o Chevy V8 small-block ou o Chevette com motor de Vectra. Mesmo que a originalidade seja sacrificada, o que, na minha opinião, já condena o carro no objetivo de representar outra época, pelo menos há uma identificação "genética" na modificação. O que eu acho muito questionável são Mavericks com motor 250S, Fuscas e Karmann Ghias V8 e Chevettes com motor de Opala, tema desse post, mas ressalto que se trata de uma opinião pessoal.

Gustavo disse...

Olha que interessante.
http://blog.hemmings.com/index.php/2008/12/10/the-worlds-best-chevette/

Luís Augusto disse...

Nossa, muito zerado, mas o estilo ficou pesado demais. Até banda branca os americanos colocaram...