Influencia-dos pelo es-cândalo ro-cambolesco envolvendo o picareta Ralph Nader e a poderosa GM por causa do Corvair, os legisladores norte-americanos determinaram diversas especificações mais do que questionáveis para os veículos destinados ao mercado interno e fizeram com que modelos clássicos tivessem seu desenho maculado por modificações que viabilizassem sua entrada nos EUA, impedindo que os consumidores de lá desfrutassem da pureza das linhas de grandes esportivos. Um caso ilustrativo é o deste Jaguar XJS V12 1989, cujos pára-choques grosseiros, substituindo as delicadas peças cromadas, e faróis sealed-beam, no lugar da lente inteira do modelo destinado ao mercado europeu, lhe dão um ar pesado e desarmônico, tendo o mesmo fenômeno ocorrido em várias Mercedes, especialmente as SL de terceira geração. Para os colecionadores brasileiros, a boa notícia é que a maioria esmagadora dos clássicos europeus disponíveis por aqui segue o padrão da sua terra natal; aos que pensam em importar seu carro antigo via Miami, vale o alerta: as tais especificações passaram a ser obrigatórias por lá a partir de 1973.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
6 comentários:
Fica muito acima do valor importar um desses via Miami???
Me parece que somente carros acima de 30 anos podem ser importados...
Eu mesmo conheço pouco dessas regras...
Quanto ao Jaguar,confesso que não sou muito fã, ainda mais com essas alterações....
Felipão, quando eu me referi à importação, não estava falando dessa unidade, que usei apenas para ilustrar as diferencas entre modelos destinados a diferentes mercados, mas de qualquer carro europeu destinado originariamente ao mercado americano (pressupondo que você vai trazer de Miami um modelo que passou sua "infância" nos EUA). Somente podem ser importados carros com mais de 30 anos de fabricação.
A BMW 2002 na versão americana tinha horríves parachoques com amortecedores. Tanto que hoje em dia são substituidos pela versão européia.
As BMW 2002 e a primeira série 6 sofreram muito por causa dos tais pára-choque, mas, pelo menos, não tiveram que mexer na estética dos faróis, como ocorreu nas Mercedes e nesse Jaguar.
Sei que gosto não se discute, mas este Jaguar é feio pra dedéu. Seja dentro das normas americanas ou não. Me lembro quando ele foi lançado...fiquei muito frustrado, pois mesmo menino de 11 anos já manjava um pouco de design. (Também, lendo minhas Grand Prix todo mês tinha que entender alguma coisa desse assunto, né?!)
Minha expectativa e a domercado (penso eu) é que viria um digno sucessor da Type-e, um carro musculose e harmonioso...Aí os caras apareceram com isso aí.
Grande Maurício! Eu até que gosto do XJS, mas do europeu. Você me deu uma boa idéia, farei uma reflexão sobre seu comentário no próximo post.
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