segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O FAVORITO DOS BARÕES


O distinto veículo da foto acima é um Benz 1911, exposto no Brazil Classics 2010 ao lado de vários outros automóveis centenários, quase todos residentes em terras brasileiras desde 0km - provavelmente esse termo nem existia na época em que eles eram, de fato, 0km! A marca Benz dispensa apresentações, pois está ligada à própria invenção do automóvel e, até a fusão com a Mercedes em 1926, competia com esta no mercado de alto luxo na Europa, repetindo a estratégia da marca de Stuttgart (a Benz era de Mannheim) de se promover através de conquistas nas pistas. Mas, enquanto os Mercedes de rua carregavam muito da esportividade das unidades de competição, os aristocráticos Benz pareciam trazer pouco do DNA dos bólidos de corrida, cujo modelo mais famoso foi o Blitzen, de 1909, e a Mercedes acabou ganhando a dianteira na altas rodas da Europa. No Brasil, ao contrário, parece que os Benz gozaram de alguma popularidade entre os abastados (a marca é citada junto à Oldsmobile no romance histórico Incidente em Antares, de Érico Veríssimo), sendo que, além do modelo da foto, sobrevive também um outro de 1913 no Museu Rui Barbosa, dando indícios do que os magnatas do café da época gostavam mais da fleuma e do tradicionalismo do que de arrojo e esportividade, algo que talvez ainda se reflita no espírito dos maiores encontros de automóveis antigos do Brasil.

7 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Luís, o AVA já mostrou que outro Benz passou por este País e desapareceu à mingua: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2009/11/benz-brasileiro.html e também que outro se salvou, mas desapareceu pelo mundo nos anos 80: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2010/05/concurso-delegance-em-1979.html

Acho o maior barato esses carros... Abraços,

Luís Augusto disse...

Pois é...
Pelas nossas contas, então, já são 4 Benz dos anos 10, número assombroso para autos de luxo mesmo nos dias de hoje (quantos Maybach rodam por aqui, por exemplo? - rsrsrsrs).

Francisco J.Pellegrino disse...

Muito mistério nestas nossas terras...!!!! lindo este Benz.

M disse...

Conhecí este Benz ainda nos anos 80 na cidade de Valença - RJ.
Pertencia ao dono de uma cia. de ônibus, que "não vendia por dinheiro nenhum".
Diziam que pertenceu ao Cardeal Arcoverde.

Luís Augusto disse...

E vc chegou a andar nele? Me parece que o carro ainda está no interior do Rio!

M disse...

Não ! O carro era muito bom mas não estava operacional !
O dono acabou vendendo em 1982 para um amigo de SP !
Pelo o que sei é este que hoje está em MG.
O outro Benz citado pelo Guilherme, que pertecia ao Pardal e que foi fotografado no Concours d'Elegance da Hípica, era realmente um 1913 e foi embora para a Alemanha, também em 1982.

Guilherme da Costa Gomes disse...

Esse carro está em São Paulo e pertencia ao Romeu Siciliano.