quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O OPALA QUE NÃO TIVEMOS


Para não deixar o nosso blog morrer à míngua por falta de atualizações, uma imagem um tanto estranha para a maioria dos entusiastas brasileiros. Além das verões conversível e SW 4 portas, uma carroceria do Opel Rekord C não produzida pela GMB foi a do sedã de duas portas da foto acima, preterida em favor do lançamento do cupê hardtop em 1971. Reparem como a linha dos vidros laterais traseiros lembra a da nossa Caravan, SW de duas portas que foi baseada exatamente neste modelo cuja coluna B era visível, ao contrário do Opala duas-portas. Em um mercado de volume muito superior ao nosso, produzir diversos tipos de carroceria de um mesmo modelo básico não era apenas viável, mas obrigatório nos anos 50 (EUA) e 60 (Europa) - 50 anos depois, pouca coisa mudou...

7 comentários:

Dan Palatnik disse...

Caro Luís, aqui no Rio tinha um assim, azul claro, no Posto 6. Era interessante passar pelo carro e comparar com nossos Opalas. Seguia a fórmula americana: o mesmo teto, só mudando o número de posição de colunas. Por aqui não faria muito sentido, já que havia o cupê fastback para quem dispensasse duas portas, mas ele foi montado no México (onde ao que eu saiba não havia a versão fastback).
Note o desenho da calota que foi usada nos modelos do Opala 73 e 74.

JonasRS disse...

Esse modelo seria uma espécie de Corcel coupe que temos por aqui

Luís Augusto disse...

Dan, as calotas são mesmo semelhantes às dos Opala standard69-72 e dos Opalas de um modo geral 73-74, mas as rodas do Opela são aro 13!
Jonas, lembra mesmo o Corcel por causa da cintura estilo Coke-Bottle.

Museu do Dodge disse...

Por coincidência postei fotos ontem do Dart Sedan 2 portas no meu blog ( www.museudodge.blogspot.com )

A denominação deste modelo, para a Chrysler, sempre foi Sedan de 2 Portas ... Mas já ouvimos outras denominações como "business coupé", por exemplo ...

Era o modelo mais barato da linha e é o favorito para carros de arrancada pela melhor estrutura que a coluna B permite ...

Abraços,

Badolato

Luís Augusto disse...

Badolato, seu post foi justamente a inspiração para este!
E, com sua licença, seu carro deve ser tema do próximo!

Francisco J.Pellegrino disse...

Meu cunhado tinha um destes aí na Alemanha...muito legal, aqui haviam vários 2 portas, mas fast back...

roberto zullino disse...

cinco litros e resolve-se o problema e ficamos livres para sempre.