segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

THE CHEAP 90'S CAR CLUB


A existência de uma confraria dedicada aos importados das primeiras levas que chegaram ao Brasil após a reabertura do mercado no final de 1990 foi uma observação casual do excelente Marco Antônio Oliveira em um post sobre a BMW 325 coupé no Auto Entusiastas, mas desperta o aficcionado para as contradições do nosso mercado: faz sentido pagar menos por um importado premium dos anos 90 do que pelo que se pede em um Fusca do mesmo ano e em igual estado? Casos como a Alfa 164 acima chegam a parecer piada, tamanha a desvalorização do modelo, que faz com que a maioria deles vá parar em mãos erradas e lembre o que ocorreu com os Dodges a partir de meados dos anos 80. Para quem viu a ascenção de carros desprezados como Maverick, Opala e os prórpios Dodges, cujo valor mais do que decuplicou em 10 anos, pode ser um sinal de que os importados de prestígio dos anos 90 em bom estado sejam uma boa aposta futura - fora o prazer que oferecem ao volante. Em uma faixa de até R$ 20 mil, qual deles você escolheria?

22 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Fiesta argentino não vale!

Guilherme da Costa Gomes disse...

Alguns carros que eu acho bonitos: Daewoo e o primeiro Corolla a chegar aqui... Poxa vida, como era bonito o tal "Corolla"! Me lembro de um Alfa desses que ficou parado em frente a casa da minha vó, e eu fiquei pendurado na janela namorando ele...

Museu do Dodge disse...

Eu paguei R$ 20.000 há 3 anos atrás num Subaru SVX 82 com 60.000 km. O carro tem motor H6 3.3, 4x4, design Giugiaro ousadíssimo, faz curvas como se estivesse em trilhos ... Tá guardadinho, valorizando ...

Abraços,

badolato

Museu do Dodge disse...

Ah, uma Alfa Sportswagon 156 tb cairia como uma luva ....

Chico Rulez! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chico Rulez! disse...

Pra ficar no que eu achei no Webmotors, eu iria de 540i ou 530i Touring.

Ai, ai... Essa E34...

M disse...

SE eu tivesse lugar, compraria uma 164 24V e um Citroen SM !
Os dois, novos, custavam mais de US$ 300.000,00 !!!!!

Tem um SM SW na boca, bem inteiro, a venda por R$ 7.000,00 !!!!

M disse...

SM coisa nenhuma... (tb compraria)
Citroen XM !!!!
Tô ficando caduco...

C. E. Sato disse...

Eu tenho um Mitsubishi Lancer GTI 1995. o Carro custa uns R$ 14.000,00 e tem 140 cv originais, com um motor 4 cilindros, 1.8L e 16V. Hoje ele está turbinado e é o melhor brinquedo que já tive..rs..

roberto zullino disse...

Não sei não, as Alfas 164 sempre foram muito mal faladas e creio que devem ser uma bosta mesmo.
Tenho um amigo que tinha uma nova e só deu problemas, ele se livrou do carro rapidinho mesmo trabalhando em um grupo que tinha uma concessionária da Alfa, portanto, sem problemas de manutenção. Usou 12 mil kms, era uma 24 valvulas, parece que a 12 valvulas é menos pior.
De qualquer forma a 164 foi a responsável pela saída da Alfa dos USA.
Tenho uma Alfa Elegance 145 "freccia d´oro" desde nova e é um carro que não dá problemas e anda muito com bons freios, estabilidade, dirigibilidade, comando de válvulas variável e a manutenção é simples, usando-se muitas peças do Marea. A Alfa 145 foi escolhida como o melhor usado pela QuatroRodas.
No entanto, não recomendo para pessoas que não entendam muito de mecânica ou que não seguem as recomendações sobre manutenção preventiva. Para ter esses carros, sejam Alfas, BMWs e outros o incauto tem que pelo menos saber como procurar peças, equivalência de peças com outros carros, essas coisas. Se for para apenas por gasolina e andar é melhor comprar um Palio, Celta etc...
O ideal é ter o carro desde novo ou pelo menos conhecer a história do carro. Comprar um carro desses esbagaçado pode ser uma bad trip.

Arthur Jacon disse...

Como já se disse em outro lugar, esses carros são muito legais, mas dão um trabalho danado. Alfa 155.

Arthur Jacon disse...

Neste aspecto, palmas para meus cacarecos.

Roberto Costa disse...

O maior problema do Alfa 164 foi sua super valorização feita pela Fiat que no médio praxo inviabilizou a marca no Brasil!

Luís Augusto disse...

Amigos, foi com satisfação que vi a participação inétita de alguns leitores e o retorno de outros que andavam sumidos. Bem-vindos e voltem sempre!

F250GTO disse...

Eu acho que tem algumas coisas bem interessantes nessa primeira leva de importados, entre eles o próprio Alfa 164.
Tambem acho que quem tem uma graninha sobrando pra comprar alguns "brinquedinhos", essa opção pode garantir uma boa "diversão".
Mas o grande problema de comprar esses carros hoje, é que como já foi comentado, boa parte deles já foi parar nas mãos de "manos" que já detonaram tudo que o carro tinha de bom e já fizeram muitas "adapteixons", para "melhorar" a performance da caranga ou "adequar" os custos de manutenção, aos próprios bolsos.
Daí, que para reverter algumas invenções, a coisa complica bastante...
Romeu.

Flávio Costa disse...

Eu tive um Xsara VTS que só me deu alegria; hoje esse carro não está valendo nada. Eu recompraria um inteiro.

Pé de Chumbo disse...

Aqui em Curitiba dá pra comprar uma BMW 94 completa, automatica, por 16 ou 17 pilas...

André Grigorevski disse...

Chegando um tanto atrasado no post, que é bem interessante...

Sou fã de Alfas e o modelo 164 não podia deixar de estar na minha lista. Uma pena que o custa de manutenção seja tão elevado (e creio que não se encontrem peças em qualquer esquina), mas o valor é convidativo.

Como escreveu acima o Roberto, este carro (e outros importados da época) não é pra quem não entende nada de mecânica. E também não é para aquele tipo de gente que não tem nem idéia do que tem nas mãos. Pra ter um carro assim a pessoa tem que ter um mínimo de interesse em pesquisar e já saber com antencedência onde encontrar determinadas peças (principalmente as mais comuns, como pastilhas e discos de freio, correias, mangueiras...), que oficinas SABEM mexer com este tipo de carro, etc. Senão vai acabar como 90% dos 164 que vemos por aí, acabados.

Acabei passando por uma situação parecida a no final do ano passado, pois queria um carro para o uso diário (deixar os Passat descansando...). Não queria um carro muito comum (e consequentemente visado por ladrões), confortável, que não fosse caro e tivesse peças de reposição disponíveis. Não precisava ser um carro da categoria do 164 ou de um BMW, afinal, era pra uso diário. Levei um susto com os valores de carros "baratos" nacionais e comecei a pesquisar entre os modelos desvalorizados algum que atendesse às minhas exigências.

Acabei pendendo para o lado dos importados e descobri um modelo que me agradou muito e eu nunca tinha pensado em ter (apesar de sempre ter gostado dos carros franceses): Peugeot 405. Encontrei um modelo "Signature", ainda de fabricação francesa, em ótimo estado, com câmbio automático e outros acessórios (só faltou o freio ABS a disco nas 4 rodas). E até agora não me arrependo da escolha. O custo de manutenção é compatível com outros carros nacionais (claro que uma ou outra coisa será mais cara), muitas peças são as mesmas de outros Peugeot e Citroen, tem um excelente desempenho, muito confortável e agradável de dirigir. Não sei porque cargas d'água as pessoas tem medo desse carro e acham que não existem peças. Na minha visão e para a minha proposta, foi o melhor custo/benefício que encontrei.

É uma prova que existem importados dos anos 90 que são desvalorizados, porém são uma ótima opção e com custo de manutenção dentro de uma faixa aceitável para sua categoria.

André Grigorevski disse...

Apenas complementando, só fiquei "tentado" por um Peugeot 605 97/98, que era de embaixada até 2 anos atrás... Excelente conservação, o único contra era o câmbio mecânico (eu queria um automático). Pena que, pelo que pesquisei, o 605 já é um pouco mais complicado em relação a encontrar certas peças.

Luís Augusto disse...

André, vc, o Zullino e o Badolato me deram uma idéia para uma futura série a qui no blog...

Luís Augusto disse...

Interessante, o perfil da 164 lembra um pouco o do 405....

André Grigorevski disse...

Verdade! Nunca tinha reparado... Tem até o vinco na lateral.