A história do nascimento do SP2 é bem conhecida: aborrecida com o sucesso do Puma, que era construído sem a sua chancela graças a um "pedido" do governo militar, a Volkswagen resolveu contra-atacar e fazer o seu próprio esportivo, contruído sobre a plataforma mais moderna do EA-97 (o Puma usava a do Karmann Ghia, derivada da do Sedan) e com o motor de construção plana da Variant, surgindo, em 1972, os SP1 e SP2. Diferente do SP2 apenas por detalhes de acabamento (bancos em curvim ao invés de couro era o que mais chamava a atenção) e pelo motor 1.6 de 65 hp brutos no lugar do 1.7 de 75 hp do irmão rico, o SP1 tinha o desempenho tão próximo ao do TL e ao da própria Variant, que apenas 81 unidades foram produzidas e ele saiu de linha ainda no ano de estréia, tornando o exemplar acima, exposto na bienal do automóvel no último fim-de-semana, uma raridade dificílima de se encontrar por aí. Há notícias de apenas mais um SP1 sobrevivente, guardado no acervo da própria VW.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
15 comentários:
Só tinha o conhecimento do SP2 , agora do SP1 eu nunca o ví . também não é por menos , né ? Uma verdadeira raridade da volkswagem . Incrível!
Para o Zullino:
http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=5405
Ô povo que gosta de ver o circo pegar fogo (hahahahahh)
Realmente gostaria de um SP1.
Vamos respeitar o Zullino, pois estamos na semana de seu aniversário. Depois, pode esculhambar...
Zuzu, defenda-se !
Não preciso me defender, fui olhar o post e vi que a modernização sempre existiu, eu apenas cito os brocados dourados e prateados, mas as pesquisa sobre o alumínio é grande, nesse ponto pequei.
Tivemos o Baile Azul de 2005 na gordurenta Lindóia, um dos mais famosos "grease joints" do interior de são paulo. Pode-se ver que a maioria já está de modelito Panex ou Rochedo anodizado na cor azul. Um luxo e um progresso.
Nada contra, mas evento estático sem pista de corrida ao lado só serve para esses eventos maravilhosos.
Esse negócio de levar mulher em evento automobilístico está errado, mulher tem mais é que ficar em casa cuidando da prole, fazendo comidinhas, esfregando roupa no tanque, passando aspirador, areando panela e se sobrar tempo fazendo crochê. É o melhor método de emagrecimento inventado, molhar a barriga no tanque e secar no fogão.
Quando se faz evento perto de pista de corrida elas não vão e aparecem um monte de vagabas para deleite e desfrute dos colecionadores.
Aí sim o antigomobilismo valerá a pena.
Voltando ao assunto do post. Tive um SP2 1973 verde metálico claro com as faixas vermelhas. Achei lindo na hora, mas depois de um mês não podia nem olhar para a josta, tinha até vergonha.
O pior é que fiquei com ele 4 anos, mas isso por falta de opção e porque o carro era muito bom, não dava problema, não quebrava nada, nem pneu furava. Andei mais de 100 mil até vendê-lo. Não deixou saudade, mas teria outro de novo, de outra cor evidentemente.
Zullino, uma dúvida: o motor do SP2 é difícil de envenenar?
Sempre vejo Pumas com comando bravo, pistões forjados e cilindrada aumentada, mas nunca vi SP2 à altura. Culpa do motor deitado?
O motor do Sp2 é igualzinho a todos os motores VW, Kombi, Brasília, fuscas.
O problema é que refrigeração desses motores deitados tipo variant e sp2 nunca foi muito católica, há diferenças de temperatura entre os pistões. Ouvi falar que até o distribuidor tem umas mandracarias para atrasar a faísca do cilindro 3 que trabalha mais quente. Evidentemente, usando cárter seco e radiador a coisa melhoraria.
Restariam os carburadores, para colocar uma par de Webers não haveria muito espaço pois a tampa é baixinha e talvez tivesse que ser cortada para as cornetas ficarem dentro do carro. Ou seja, ficaria uma gambiarra sem tamanho
Mas acho que não foi por isso, o carro foi comprado por pessoas mais velhas, a molecada andava de Puma. Para o que era tinha uma potência adequada.
Eu ia sempre para o Rio com o meu. O carro mantinha a velocidade muito bem, pois era aerodinâmico e o único problema era o marcador de temperatura do óleo ficar no máximo. De noite não acontecia. era tudo tão no lugar que não dava muita vontade de mexer.
Bem observado, o SP2 realmente nunca transpareceu a jovialidade do Puma.
Para envenenar um SP2 tem que ter muito capricho, dá muito trabalho. Pode-se colocar uma bomba de circulação e um radiador de óleo externo que soluciona o problema do aquecimento, mas não cárter seco porque não tem lugar para o tanque de óleo. Além disso, a bomba de 4 engrenagens de cárter seco deve bater na ventoinha, a de circulação deve caber, mas tem que acertar a saída e entrada para não pegar na caixa de ar. Passar os tubos nas caixas das portas e colocar o radiador na frente disfarçado, tudo no capricho porque do contrário fica uma merda.
Carburação o melhor é mexer nos solex 32 mudando os difusores, abrindo as borboletas, mas não tem muito recurso. Webers nem pensar, não deve ter lugar.
No meu nunca me atrevi a mexer em nada para não desvalorizar o carro e além disso eu odiava o desgraçado pela cor e vivia querendo vender, só usava óleo caro e trocava sempre.
O Sonho de Puta, que era o apelido na época era um carro muito entediante, era difícil de modificar, não fazia muito barulho, embora tivesse o motor dentro, era macio, confortável, fazia curva bem, embora com alguma resistência no início e era seguro, perdoava muita coisa, ou seja, um bom carro, mas sem sal, nunca passou de um sedan de dois lugares para velhos.
Concordo plenamente com tudo que o amigo Zullino mencionou, por eu ser o feliz proprietário de um SP2 75 amarelo imperial. Digo feliz pois o carro atende a todos os meus anseios: é estável, confortável, silencioso por dentro (bem mais que um Fusca) e, mantido bem regulado, anda bem.
Quanto à preparação do motor, este deve ser um trabalho hercúleo, pois tudo é muito apertado e justo no cofre do motor. Até mesmo para inserir uma bomba de circulação interna, precisamos uma certa adaptação por causa da caixa de ar, como bem disse o Zullino. É por isso que vemos tantos Puma adaptados para corridas e nenhum SP2 com essa configuração.
Quanto aos SP1, existe um verde mentol de propriedade de um colecionador de Criciuma/SC. Porém não tenho o contato dele, nem sei e o carro ainda está em suas mãos.
Então são 3 SP1...
Tomara que apareçam mais!
Link da postagem com as fotos desse SP1 de Criciuma: http://vwsp2classico.blogspot.com/2009/12/mais-um-vw-sp1-no-brasil.html
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