sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SEM VENTILAÇÃO

Com a aquisição da Vemag pela VW em 1966 e a interrupção da produção dos DKW no ano seguinte, a Puma se viu sem condições de prosseguir a produção do seu esportivo, mas preparou um GT completamente novo em tempo recorde, baseando sua concepção no Fusca. Apenas alguns detalhes do modelo anterior, como maçanetas do Fissore e lanternas da C-14, foram aproveitados e, na falta de tempo para desenhar as rodas, os primeiros Puma GT a ar vieram com esse modelo sem graça, todo fechado, da foto acima, que não combinava com a proposta esportiva por não favorecer a ventilação dos freios. As rodas fechadas seriam substituídas pelas inesquecíveis bolo de noiva em 1969-70 (ainda com cinco furos) e tijolinho em 1970-71 (já com quatro furos e freios a disco, como no Karmann Ghia 1970), feitas pela Scorro. O modelo da foto, um dos 151 produzidos no ano de estréia dos Puma-VW, comemorou 40 anos no Brazil Classics 2008.

27 comentários:

Helio Herbert disse...

As Pumas da primeira série são minhas prediletas.
Essa da foto eu ví "In Loco",coisa de cinema...
A edição 2010 do Brazil Classic está chegando(não vejo a hora)é um dos eventos preferidos por mim.

Luís Augusto disse...

Hélio, certamente nos encontraremos lá!

roberto zullino disse...

Que é isso dotô? Esse foi o melhor Puma que fabricaram. Os para frente são umas merdas ridículas.

Tinha a fibra mais fina e era mais leve. Os limpadores de parabrisas se cruzando em uma obra de arte, as bolhas nos faróis. Não usava lanterna de C14, mas sim de Variant.

Tive um 1971 que era um dos espartanos meio fajutos, tinha umas coisas de espartano e outras não, a Puma deve ter fabricado menos de 10 espartanos completos, os outros 32 devem ter sido feitos conforme o que tinha à mão, inclusive o meu.

O meu tinha a fibra mais fina ainda, cárter seco, carburação solex 40, tudo de fábrica. No entanto, tinha esses limpadores de parabrisas e as bolhas.

O único defeito desses carros era que a carroceria não era simétrica, olhando-se a traseira tinha-se a impressão que o carro era torto e era mesmo.

Em 73 passaram a carroceria no riscador e corrigiram o problema. Daí em diante cagaram o carro. Pumas depois do chamado tubarão são cafonas e só servem para tacar fogo.

Comprei o carro ruim de tudo e dei uma bela reformada, mas gastei pouco, o mais difícil foi arrumar o chassis que era de Karman Ghia e o assoalho teve que ser adaptado. Andava que era uma beleza e me arrependi de tê-lo vendido.

Os Pumas de 68 a 73 são casos de carros antigos que não fariam feio como carros de uso diário, é só colocar um ar condicionado que dá para usar todos os dias. São elegantes, pois preservam as linhas originais dos carros que inspiraram o desenho e não fazem feio em nenhuma festa de banqueiros.

Também vou na Brazil Classic, mas não vou admirar carros, a maioria é uma merda mesmo, vou ver as gordas de vestidos prateados parecendo panela de pressão Panex e comer comidas gordurosas para acertar o colesterol.

Luís Augusto disse...

Hehehe, concordo que os Pumas pioneiros são mesmo os melhores, mas sou mais exigente. Gosto apenas dos 1971 para trás, que vinham com o friso no capo dianteiro e as setas sob o parachoque, além da traseira mais curta; mas acho as rodas do 68 muito feinhas. As laternas do 68-69 são mesmo da C-14 e as do 70-74 (acho) são as do Zé do Caixão. Tenho uma ótima experiência com o Puma 71 dos Fachin, que já apareceu por aqui no passado.
Fico feliz em saber que vc vai estar no Brazil Classics. Espero que deixe as Panex e Rochedo ridículas em paz e se divirta com as astrações do evento. De qualquer forma, estarei lá.

Helio Herbert disse...

As lanternas do 67 3ª série até o 70 2ª série são da C14 após esta data passam a utilizar lanternas da variant.A lantyerna do Zé do Caixão se diferencia da Variant pelo formato da carcaça,o da Variant é reto,o do Zé existe uma curvatura.

Luís Augusto disse...

Falou quem sabe! Obrigado pela correção, Hélio.

Helio Herbert disse...

Já estou contando os dias para o Brazil Classic 2010...
Evento que é aguardado anciosamente pelos aficcionados do meio,estando lá me procure Luiz pois estou precisando de uns remedinhos com urgência.(Para aguentar essa turma inclusive a Tia Mirta só tomando uns remedinhos).

Luís Augusto disse...

Ah, Zullino, vi um espartano legítimo em uma oficina aí em SP que só trabalha com modelos de fibra. A inserção do vidro traseiro é totalmente diferente.
Não sabia dessa história dos espartanos "fajutos". Vai ver que é por isso que um monte de gente fala que tem o espartano sem sequer conhecer o desenho diferenciado de um daqueles 10 que vc citou.

Anônimo disse...

Se o M vai no Brasil Clássicos eu não irei.

Capitão Gancho

roberto zullino disse...

Isso mesmo, no meu o vidro traseiro era normal. A Puma fez no máximo 10 d euma leva de uns 40, mas só dez tinham tudo de espartano. O meu tinha a fibra mais fina, mas tinha os limpadores duplos que no espartano era apenas um. Tinha cárter seco e carburação 40, mas os bancos eram normais. Está na cara que montavam com o que tinha. Tinha friso no capô como todo 71 que se preze, era um belo carro, veloz, leve e confiável.
Onde vai ser esse Brazil Classics? Já estou preparando o estoque de Dramin para ver as véias gordas vestidas de panelas Panex.

Luís Augusto disse...

Araxá/2010. Não tripudie do Brazil Classics, sai até na Classic & Sports Car.

M disse...

Os primeiros usavam na traseira as lanternas da C14, sim !
O problema maior destes carros era a ventilação interna.
Se chovesse, era preciso parar o carro !

Ôôô, Capitão Guincho !
Pode ficar sossegado, não vou nestas merdas nem amarrado !
São a maior concentração de mentirosos-por-metro-quadrado...

Anônimo disse...

O M não vai porque tem muito o que fazer com seus sobrinhos da rua Augusta.Sabe como é né,o amor é lindo.
Tia Mirta.

M disse...

Tia Mirta, a uma véia mixeteira !

Anônimo disse...

Vamos desmascarar esse vagaba,para quem quiser saber o nome dele é Marcos Sacoman o calhorda M.
Vamos divulgar em todos os blog o Maldito vai pagar a lingua.
O Justiceiro.

Francisco J.Pellegrino disse...

Se o Luis começar a cobrar pelo atendimento aqui no blog, vai ganhar dinheiro, pois só tem malucos.

Francisco J.Pellegrino disse...

Só não vou porque é muito longe e não tenho tempo disponível, mas eu gosto de um encontro estático, um monte de mentirosos juntos, bastante conversa jogada fora, baile fantástico com senhoras gordas e jantar bem gorduroso...EU GOSSSTCHO como diz o filósofo Nik Ramos.

M disse...

E o justiceiro gayzão é o anônimo FILHO-DA-PUTA !
O covardão tá pedindo prá tomar uma porrada nos cornos !
E vai levar, vai levar...

Anônimo disse...
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Luís Augusto disse...

Nada disso! Se for para fazer provocações, gentileza se identificar!

Francisco J.Pellegrino disse...

Temos boas brincadeiras entre os frequentadores dos vários blogs...vamos deixar os ataques pessoais para os politicos, por aqui só temos gente de bem. Vamos maneirar, por favor.

Felipão disse...

Olha...

Não tenho tanto conhecimento quanto o de vcs. Talvez, por isso, me amarro em qualquer que seja o Puma. Logicamente, não posso deixar de concordar que esses com limpadores cruzados e bolhas são fantásticos...

roberto zullino disse...

Mais uma vez na decadente Araxá, nem isso varia.
O maloqueiro vai e nos conta sobre as véias fantasiadas de panela de pressão Panex e jantares gordurosos.
A cidade decadente não muda, as véias não mudam e nem mudam de modelito Panex, a comida não muda, é a mesma merda, os carros são sempre os mesmos e como o Sacanan falou com muita propriedade, é a maior concentração de mentirosos por metro quadrado da face da terra. Para quem gosta é um prato cheio.
Já está na hora dessa turma inovar e sair da mediocridade. Fazer um evento ao lado de um autódromo e colocar as porcarias para andar.
Da maneira que é feita fica parecendo museu de quinta. Nos museus sempre tem uma placa com a história resumida do carro e verdadeira. Nesses eventos medíocres nem isso tem porque o mentiroso do dono fica falando as mentiras sobre o carro sem a menor vergonha. Um deserviço à informação e à memória e à preservação histórica.
Delenda Brazil Classics.

M disse...

Dotô,
O Joca vetou a participação de um palhaço anônimo já andou escrevendo besteiras por lá !
Sugiro que vc faça o mesmo !
O idiota pode até criar um perfil falso, MAS vai ter que registrar o IP, suficiente para ser caçado...

Luís Augusto disse...

M, espero que vc não tenha tido tempo de ler o comentário que censurei. Vejamos o que virá...

roberto zullino disse...

Têm razão. Putz, tinha me esquecido das lanternas traseiras, eram de C14 sim montadas na horizontal.
No meu eu troquei pelas de variant que já vinham com a luz de marcha a ré. Como mandei o carro direto para reforma nunca andei com essas lanternas de C14.
No final, coloquei as de variant, mas o sensor que fica no cambio que liga a marcha a ré não funcionou. Não lembro direito do motor, mas acho que era 1500 com entrada simples nos cabeçotes com um coletor que nem deve existir mais, a maioria dos coletores hoje em dia é para entrada dupla.

Helio Herbert disse...

Para ser mais preciso as lanternas eram de C1416.
Tenho um emblema desse guardado.