quinta-feira, 10 de setembro de 2009

HÁ VAGAS # 7 - O INJUSTIÇADO


Para contextualizar a minha escolha para ocupar a sétima vaga do galpão, vale a pena voltar um pouco na primeira metade dos anos 60, quando a Plymouth - que havia encantado os EUA com a fluidez das linhas dos Fury e Belvedere nos anos 50 - andou patinando no design de seus modelos, notadamente nas evoluções do Fury e nas primeiras gerações dos Valiant e Barracuda, que traziam um visual esquisito que acabou não fazendo escola. A bronca da diretoria no departamento de design deve ter sido severa porque, no final daquela década, surgiriam dois dos modelos mais bonitos do seu tempo, os Barracuda de segunda geração e Valiant de terceira, esse último o ancestral imediato do nosso Dojão, como já descrito aqui. De linhas muito elegantes e equilibradas, especialmente no modelo quatro-portas, ele não tinha o mesmo refinamento do irmão americano por causa do peso do diferencial traseiro, como observou o Zullino anteriormente; ainda assim, lhe sobravam força e beleza diante dos concorrentes e o Dart foi o carro nacional mais desejado na virada dos anos 70. A reação inversa viria na década seguinte, quando os Dodge passaram a ser rejeitados de tal maneira pelo mercado, que era comum ver ótimos modelos sendo trocados por eletrodomésticos, bicicletas e afins, tendo a maioria ido parar em desmanches. Os mais castigados foram justamente os primeirões, que não tinham carroceria de duas portas nem traziam o acabamento melhorado das versões posteriores ou do esportivo Charger, mas seriam a minha escolha por trazerem a pureza das linhas originais, elegantes e agressivas, que foram atenuadas a partir de 1973 com uma grade de plástico e calotas de desenho simplificado. A foto acima foi colhida do blog do Chico Rulez, que anda nos devendo umas atualizações.

16 comentários:

Felipão disse...

Eu não lembro bem, mas o Jackie Stewart falou algo do Dart quando testou o modelo aqui no Brasil. Não lembro se era dos freios... enfim, vou dar uma olhada e coloco as notas dele aqui...

Germano disse...

belo Dojão...embora curta mais os R/T...hehehehe

Guilherme da Costa Gomes disse...

Os Dart 69/70 (no documento sempre 1970) estão se tornando verdadeiros clássicos! eu gosto do Dart na cor azul, qualquer das duas oferecidas...

SPEAKER MIX disse...

Os Dart 69/70 são clássicos...Minha amiga Tânia de SP tem um desses em sua coleção, com milhar de chassi baixíssima. Todas as peças de acabamento eram Made in USA, coisa linda !!!!

Mário Buzian

Francisco J.Pellegrino disse...

Bom carro, elegante, ótimo nas viagens longas....eu gosto.

Luís Augusto disse...

Mário, creio que essa Tânia é uma que tem um monte de Dodges, não?

M disse...

Tive um 69, azul metálico com teto preto, automático com A/C.
Além de bonito, era excelente !
Fui com ele para a AR assistir a F1 em 1970 (bons tempos de gasolina barata...). Fez sucesso, juntava gente onde parava.

M disse...

Acho que foi em 1971...

Luís Augusto disse...

E vc percebia o desequilíbrio que o Zullino descreveu?

M disse...

Que nada ! O Zullino é exagerado !
Se bem que um blocante seria bem vindo.
O que eu achava ruim neste ano eram os freios. Mas o acabamento era bom, com quase tudo made-in-usa.

Luís Augusto disse...

Os freios ainda eram os mesmos dos últimos Simca, um tal de Twinplex.

M disse...

Mas os Simca freiavam bem !
E no Dodge davam para entrar em pânico !
Só melhoraram com os discos (71 ?).

M disse...

Mas os Simca freiavam bem !
E no Dodge davam para entrar em pânico !
Só melhoraram com os discos (71 ?).

Luís Augusto disse...

Sim, 71, como equipamento opcional. Me parece que se tornaram de série em 72.

roberto zullino disse...

O do M era 4 cilindros para economizar, não andava nada.

Celso Lamas disse...

As duas cabeças 69/70 e 70/71 foi mera confusão da Chrysler, que atestava o ano de produção na plaqueta ao invés do ano modelo, deslize corrigido em 1972 portanto, todo Dart Sedan patriarca é 1970, bem como todos os "70/71" são 1971...

Discos de série somente a partir de 73.