segunda-feira, 25 de maio de 2009

A QUESTÃO DAS RÉPLICAS

O teor de boa parte dos 49 comentários do post aí embaixo sobre a réplica do Volkswagen Karmann Cabriolet, feita pela Sulam, mostram o tamanho da polêmica quando se fala do valor das réplicas (que os mais metidos teimam em chamar de re-creation). Vejam bem, me refiro a réplicas perfeitas, como essa fantástica Ferrari 250 GTO, uma habituée dos encontros de Araxá, baseada em um modelo GTE com mecânica feita a partir de peças de reposição de corridas e idêntica em cada detalhe ao modelo original, não de escombros e aberrações de fundo de quintal vistas por aí (o grande hit dessa modalidade tem sido o Fusca Hebmüller); seria legal estender a discussão a respeito do valor das boas réplicas - algumas delas, misteriosamente, chegam até a ostentar placa preta...
Qual é a opinião do leitor? Para embasar a discussão, fica sugerida a leitura deste excelente artigo do Paulo Trevisan, idealizador e administrador do Museu do Automobilismo Brasileiro.

19 comentários:

Germano disse...

réplica com placa preta???? isso é esquisito...

roberto zullino disse...

Esse carro é muito estranho para dizer o mínimo, o M poderia falar alguma coisa, mas agora está com medo do Fachin e não vai aparecer.

Luís Augusto disse...

Estranho por quê, Zullino? Me parece uma réplica perfeita...

Germano, já vi réplica Fusca Hebmüller e Karmann Ghia cortado de placa preta

Felipão disse...

Poxa... mas para a placa preta não teria de ser o carro origianl? (em 90% das peças, se não me engano). Agora, achei essa Ferrari um espetáculo...

roberto zullino disse...

Talvez seja uma réplica mais que perfeita se é que vc entendeu.

Gustavo disse...

Acho que essa não é replica, é uma Ferrari de nascimento porém tranformada para GTO com a adição de peças especiais.
É muito comum també se ver Porsche na mesma situação tranformados em modelo RS.

Francisco J.Pellegrino disse...

"Réplicas" muito perfeitas deixam as pessoas com a pulga atrás da orelha....Onde estaria nossa enciclopédia M..barsa para revelar os segredos sórdidos do antigomobilismo brasileiro...

M disse...

3 FRAUDES:
1.- Réplicas não podem receber placa preta. Sob NENHUMA hipótese.
2.- A importação de réplicas não é amparada pela Portaria 370 do MTIC, conforme disposto no seu Art.25, reserva-se a carros de coleção originais fabricados há mais de 30 anos.
3.- Julio babaca.

Francisco J.Pellegrino disse...

M, aplica um hab de direita em Julio, Fachin na defensiva...soa o gongo fim do primeiro round....

Anônimo disse...

Que coisa feia,uma postagem maravilhosa como essa e vocês ficam aí de futricos,acho que vocês deveriam ir ver o que está passando no SBT e deixar o blog para comentários mais qualificados.

Francisco J.Pellegrino disse...

Feio é ser anônimo (a) PELO JEITÃO...

Luís Augusto disse...

Zullino, não tinha entendido a sutileza da observação.

Gustavo, acho que á questão é complexa; minha idéia com esse post não é desvalorizar modelos espetaculares como o da foto, mas instigar a pensar até onde a autenticidade de uma peça de coleção deva ser levada ao extremo.

Luís Augusto disse...

Outra coisa, que fique bem clara:
O carro da foto NÂO possui placa preta!

M disse...

FGT-0250
Muito curiosa a forma como chegou no pais...

roberto zullino disse...

Será que poderia ter placa Preta, talvez sim, talvez não, quem sabe? São tantas emoções.

Luís Augusto disse...

Acho que essa questão é de fundamental importância para a sobrevivência da humanidade.

Francisco J.Pellegrino disse...

M, conta a história da Ferrari, assim o anônimo(a) tb fica por dentro

Felipão disse...

Pô, o anônimo foi injusto... Vcs dão um verdadeiro show aqui nos comentários...

Gustavo disse...

É verdade, já vi esse carro e não tem a placa preta , inclusive ja foi matéria de revista e tv.
Este modelo apesar de espetacular não pode ter a chapa preta por se tratar de uma "versão" vamos chamar assim.