segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BLUE CLOUD 2011 - A MUSA


Peço desculpas aos Vemagueiros mais nacionalistas, mas, se houvesse um troféu Best of Show para o evento, meu voto seria para essa magnífica Sonderklasse 3=6, com embreagem SaxOmat, de 1957, um ano, portanto, antes da absorção da Auto Union pela Mercedes e a adoção do parabrisa panorâmico visto no Auto Union 1000S Coupé, que não casou com o desenho do carro. Nota-se, nesse exemplar, como o acabamento do modelo alemão era muito superior ao dos Vemag nacionais, com tecidos nobres ao invés de courvin, e como a influência da escola americana (carroceria tipo cupê hardtop com vidros traseiros panorâmicos) fez bem ao desenho do DKW F-93. Sobre a unidade da foto, pedigree é o que não lhe falta: atualmente, está sob a guarda da família Witzke, simplesmente os primeiros concessionários autorizados da Auto Union no Brasil, ainda nos anos 30. Seu proprietário anterior? Domingos Fernandes, presidente da Vemag, por ocasião do fechamento do acordo de produção dos DKW alemães sob licença. Como se não bastasse tanta história e o estado absolutamente impecável do cupê, a família aproveitou para expor junto com ele o troféu da vitória a bordo de um DKW em um Rally realizado em 1961 em... Poços de Caldas!

6 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Pedigree mesmo Luís!
Então, o Sr. Domingos Alonso Fernandes tinha este DKW ao lado do Studebaker President 1957! Que será que ele tinha a mais?!
Veja esta outra foto do AVA: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2009/05/rallye-pocos-de-caldas.html

Abraço,

Paulo Levi disse...

Fantástico, Luís!

A sua menção à família Witzke tem um significado especial para mim: o logotipo do negócio da família, conhecido como Oficina Mecânica Frederico, foi desenhado pelo meu falecido irmão, que além de vemagueiro convicto (era dono de uma Vemaguet e um Candango) era cliente fiel dessa oficina.

Luís Augusto disse...

Olha só! E vc teria a imagem do logotipo?

Paulo Levi disse...

Eu não tenho a imagem, mas já entrei em contato com as pessoas que talvez tenham. Se der certo, encaminho pra você por e-mail.

Luís Augusto disse...

Fico aguardando.

Luís Augusto disse...

Guilherme, via foto, deve ser de 1960. A que está no Sonderklasse é a do II Rally de Poços, certamente de 1961.