terça-feira, 23 de agosto de 2011

BLUE CLOUD 2011 - DETALHES, CURIOSIDADES E CONSIDERAÇÕES FINAIS




Para fechar a cobertura do Blue Cloud:
- A Audi finalmente parece apontar para uma mudança de postura e apoiou, embora timidamente, um evento que envolve diretamente suas tradições, mandando dois TT para a exposição e hasteando uma bandeira com sua marca na fachada do hotel. É pouco, diante do que faz a Fiat em Araxá, por exemplo, mas é um começo.
- A Dekabrás, loja gaúcha especializada em DKW, levou até um Belcar 1965 para test drive, mas não permitiu que não-proprietários da marca - como eu - guiassem o carro, o que me parece um contra-senso com os potenciais clientes da empresa; quem já tem um DKW, a não ser que seja colecionador especificamente daquela marca ou que use o carro no cotidiano, dificilmente vai querer os serviços da Dekabrás regularmente. O Sr. Matheus Jaeger se limitou a me entregar seu cartão de visitas e se colocar à minha disposição para quando eu tiver um DKW...
- Está mais do que na hora das pequenas estâncias darem mais importância a esse tipo de evento, que movimenta o comércio e a hotelaria locais em períodos de baixa temporada com um público disposto a gastar dinheiro, fora a repercussão nas mídias, que sempre traz de carona algo da cidade. Contactar clubes dispostos a organizar um não deve ser difícil.
- Os encontros focados em uma marca ou modelo trazem um charme diferente em relação aos encontros mais generalistas que normalmente ocorrem. No Brasil, o Blue Cloud só tem como paralelos, em características e proporções, o Mopar Nationals e o Amigos do Galaxie. Mavericks, Opalas e outros hits capazes de mobilizar uma quantidade razoável de entusiastas permanecem órfãos de encontros próprios. Os colecionadores de Fusca e congêneres têm tentado algo, mas o resultado ainda é tímido, resumindo-se a encontros regionalizados. Mercedes, BMW, MG e outras têm encontros mais restritos.
- A ausência de clubes, federações, diretoria e aspones em geral, bem como a abolição do concours d'elegance e sua habitual bonfire of the vanities, assim como a presença de personalidades ligadas à história da Vemag (Bob Sharp, Bird Clemente, Marinho, Kiko Malzoni e Crispim estavam por lá), podem indicar o caminho para o sucesso de empreitadas semelhantes.

3 comentários:

André disse...

Luís, sobre as pequenas estâncias, para se ter uma idéia esse ano não teve o Encontro de Antigos de Teutônia, no RS (www.carrosantigosteutonia.com.br).

Ano passado foram 600 carros em um dos encontros mais charmosos do Estado e esse ano, onde os hotéis já estavam até lotados com reservas, a prefeitura simplesmente resolveu não ceder o espaço e ajudar. "Vamos fazer de 2 em 2 anos" disse o prefeito.

Quem perde é toda a cidade, que deixou de ter turistas de todo o Brasil, divulgar o nome e ter o comércio/hotéis faturando.

Luís Augusto disse...

Pois é...
Dá até medo imaginar os interesses que correm por trás desse tipo de decisão.

regi nat rock disse...

Burro ao cubo o prefeito. Teotônia teve problemas sérios no verão por conta das chuvas e muita gente perdeu muito $$ á época.
Que os munícipes não se esqueçam desta desfeita, no ano que vem.
hummmm
ano que vem? isso me cheira a jogada política das mais rasteiras.
ô raça maldita que temos por aqui (falo do BR todo)...