segunda-feira, 11 de julho de 2011

DUPLA NACIONALIDADE


Saudado pelos entusiastas como o mais belo de todos os Volvos, o P1800 é também lembrado pelo grande prazer em dirigir que oferece - digno de um puro-sangue, para quem já o experimentou. Era dotado de um quatro-cilindros 1.8 desenvolvido pela própria marca sueca que, alimentado por um par de carburadores SU, alcançava 108 cv e já trazia câmbio com overdrive. O desenho, que não envelheceu, acabou se tornando uma obra-prima do design sueco, assinada por Pelle Peterson, mas boa parte dos P1800 não são, de fato, escandinavos. A produção inicial deveria ficar a cargo da alemã Karmann, mas a Volkswagen vetou o acordo, temendo a concorrência com seu Karmann Ghia, de modo que, de 1961 a 1963, a produção ficou a cargo da britânica Jensen. Como o controle de qualidade acabou ficando aquém do exigido pelos suecos, a produção foi para a própria Volvo a partir daquele ano, passando os modelos a serem denominados P1800S (de Suécia), caso do belíssimo exemplar 1965 fotografado pelo Gustavo Leme no último encontro de Lindóia. A produção do P1800 finalizou em 1971.

4 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Bom post, aprendemos mais neste dia...e o esportivo é desejável demais.

Luís Augusto disse...

Obrigado, Chicão. Tem algo dos Studebaker 55 nele, não acha?

Francisco J.Pellegrino disse...

Vejo tb linhas de Aston....o carro é lindo, não gosto muito da cor dele...mas não se pode querer tudo.

regi nat rock disse...

larga mão de ser chato chicão. vc gosta de preto que é cor de nada.
Mas o lindão aí lembra muito o Astosn.