terça-feira, 17 de maio de 2011

O GARGALHADA



Sempre lembrados por grandes esportivos como Jaguar XK 120 e E-Type, além das baratinhas de marcas menores que fazem, até hoje, a alegria dos entusiastas, os ingleses também erravam a mão em seus esportivos. Se o Jowett Jupiter é visto como um primor de desarmonia, apesar do bom desempenho, o Daimler Dart (depois renomeado SP 250 porque a Chrysler já era detentora do nome nos EUA) levava o conceito ao extremo. Nascido de uma tentativa de juntar a melhor tradição britânica de esportivos leves e ágeis com o que mais agradava ao consumidor americano - uma marca de prestígio, um carismático V8, enorme grade cromada e exuberantes rabos de peixe - o Dart é lembrado como um dos maiores desastres estilísticos da terra da rainha. Construído em fibra de vidro e dotado de um pequeno V8 2.5 de câmaras hemisféricas, carburação SU e 140 cv líquidos, ele até que vendeu bem em 1959, seu primeiro ano nos EUA, mas logo a fragilidade do chassi, que torcia facilmente, a pouca confiabilidade mecânica, a necessidade de mudar o nome por causa do Dodge Dart e os ataques da crítica especializada ao estilo heterodoxo (que rendeu o apelido do título do post) fizeram com que as vendas afundassem a partir do ano seguinte e o Dart acabou saindo de linha prematuramente, em 1964. O modelo da foto é de 1960, ano em que a Daimler passou a ser controlada pela Jaguar.

10 comentários:

M disse...

Óia aí o indecente !
Que coisa ridícula !
Só se salvam as rodas Dunlop !

Corsário Viajante disse...

Podia fazer dupla com o "Risadinha"...
Seria um sucesso, "Risadinha e gargalhada"! hehehehe

Paulo Levi disse...

De tão feio na mocidade, acabou ficando interessante na velhice.

Como carro esporte era um lixo, pelos motivos que você apontou. Mas como "boulevard cruiser" era perfeito, principalmente graças ao som muito peculiar desse V8, bem diferente dos americanos.

Guilherme da Costa Gomes disse...

Luís, presenteie-nos com uma semana temática sobre os britânicos do pós Guerra. Linha Morris (Oxfors, Six e Wolseley), linha Austin, Riley, MG, Jaguar, os Ford... que tal?

Luís Augusto disse...

Ô Guilherme, seria uma prazer, mas o tempo e a inspiração andam curtos! Além disso dou preferência nos posts às fotos que tenho de carros residentes no Brasil. Mas aos poucos os ingleses vão pingando por aqui!

Pé de Chumbo disse...

Coisinha feia, sÔ...

O cara que desenhou isso aí deve ter tido um pesadelo na noite anterior...Mistura de Cruz Credo com Deus me Livre...

M disse...

PELAMÔRDOSDEUSES !!!!
Chega de assombração !!!!

Dotô,
Ponha aqui, no máximo, mais um Riley e um Minor cabrio (que é bem engraçadinho).
Despois, feche o buteco e volte para os MG(s), Triumph(s), A-H(s) e Jaguar(s).
Ah ! Lotus também pode !

Mauricio Morais disse...

Doutor, abra seu coração aqui com os amigos. Acho que esses posts de carros feios é alguma projeção ou um sentimento reprimido aí nessa alma aflita.
Volte a olhar para os belos esportivos italianos, para os perfeitos germânicos e para os saudosos brasileiros...Sai dessa meu amigo. Espero ter ajudado!

M disse...

Hahahahahhh...
E tome 2 vermelhas e 1 verdinha !

Luís Augusto disse...

Maurício, não é nada disso, é pura zoação mesmo! Taí o próximo post com um belo automóvel.