segunda-feira, 23 de maio de 2011

HÁ VAGAS # 15 - GT 2T



O post de hoje serve para confessar minha admiração por motores dois-tempos, muito popularizados por aqui nos anos 60 graças à Vemag. Mas, embora caiba à DKW o título de referência nesse tipo de propulsão, o mais atraente modelo de grande produção a usá-lo foi mesmo o Saab 96, que começou com uma fisionomia mais gorducha em 1960 e só ganhou o visual acima a partir de 1965, necessário para acomodar o radiador na frente do motor, que passou a usar bomba d'água (até então, ficava atrás, com refrigeração a água por termossifão, como nos DKW-Vemag); a partir de 67, veio um V4 de quatro tempos, tendo o legendário dois-tempos saído de linha no ano seguinte. Meu eleito para a coleção virtual seria dessa "segunda geração" do 96, especialmente o Special ou o Monte Carlo, com três carburadores, potência em torno dos 60 cv, pneus radiais e comportamento de um autêntico puro-sangue. Esse aí em cima está muito bem guardado no interior de SP, mas garimpando bem, a gente acaba achando um outro Special 1965 por aí...

2 comentários:

M disse...

Tem um na minha garagem...

Paulo Levi disse...

Muito legal esse modelo da Saab.

Antes que a Saab começasse a produzir automóveis, os DKW tinham muitos apreciadores na Suécia pela adequação da dupla motor 2T/tração dianteira aos invernos rigorosos de lá. Como a marca alemã teve suas exportações suspensas devido à Segunda Guerra Mundial, os suecos decidiram fazer uma versão à moda da casa - que acabou ficando melhor que o original. Para usar uma expressão do mundo corporativo, o que fizeram foi uma espécie de benchmarking do DKW.