sábado, 14 de novembro de 2009

A QUARTA ARGOLA

O simpático roadster da foto acima é um Wanderer W25 1936, representante da marca menos conhecida entre as que compõem as quatro argolas do grupo Auto Union, que viraram símbolo da Audi após a sua ressurreição nos anos 60. A Auto Union havia sido criada em 1932, sob supervisão do governo alemão, a partir da fusão das marcas Horch, Audi, Wanderer e DKW para tentar contornar a quebradeira da indústria que sucedeu à débâcle de 1929, ficando a Horch com o segmento de luxo, a Audi com os "emergentes", a DKW com o segmento popular e os veículos da Wanderer com a vocação esportiva. Em um paralelo com a GM americana, algo como as marcas Cadillac, Oldsmobile, Chevrolet e Pontiac, nessa ordem. Facilmente identificáveis por causa da grade em forma de brasão, os Wanderer dos anos 30, com seus motores seis em linha de baixa cilindrada (sempre em torno de 2 litros) foram muito admirados como concorrentes dos Adler Trumpf, mas o parque industrial da empresa, localizado no leste da Saxônia, foi muito castigado pelos bombardeios aliados na II Guerra e não foi reconstruído pelos soviéticos, dando fim à marca.

4 comentários:

Felipão disse...

como tem histórias nessas argolas... hahahahah eu particularmente adoro, principalmente o que fizeram nas pistas antes da guerra...

Luís Augusto disse...

Hehe, obrigado pelo comentário, Felipão, achei que seria o primeiro post a passar em branco em 15 meses!
História das quatro argolas são bem freqüentes lá no Blogsport, afinal elas merecem....

Felipão disse...

hahahahahahha

verdade Luis... Obrigado pela referência...

Anônimo disse...

O Wanderer era um carro médio, como Astra ou Focus; antes da guerra possuia 2 linhas com motor de 4 (1800 cc) e 6 cilindros (2700), usando o mesmo chassis mas com entre-eixos diferente. Como habitual na época, a fábrica oferecia modelos desportivos para estimular as vendas, no caso um roadster (entre-eixos encurtado, dois lugares, sem capota, parabrisas rebatível, motor de 2 litros com maior potencia etc). Mas havia tambem versões conversíveis de 2 ou 4 lugares, carrosserias especiais e por ai vai. AGB