segunda-feira, 5 de outubro de 2009

POR ONDE ANDARÃO?

A foto acima foi tirada em Münster, na Alemanha, onde ocorre um dos maiores encontros de veículos Tatra da Europa. Pouco conhecida no Brasil, a marca tcheca é uma das mais antigas do mundo e ficou famosa entre os amantes do Volkswagen porque o modelo T-87 (em segundo plano) era muito admirado por Hitler e teria servido de inspiração para o projeto do Prof. Porsche, como já foi contado na história do Tatraplan T-600, que aparece em primeiro plano na foto. A razão do post, no entanto, é que esses dois modelos poderiam perfeitamente ter sido fotografados no Brasil, já que há por aqui um T-600, que está em uma coleção particular, e um T-87 que, até onde se sabe, ainda faz parte do acervo do Museu da Ulbra, fechado recentemente. Na opinião deste que vos escreve, trata-se de veículos de alto valor histórico por representarem um ramo importante da engenharia automotiva - que acabou "podado" mais por questões políticas do que técnicas, já que a Tatra foi uma das grandes vítimas da burocracia soviética - ao qual deveria ser dada maior relevância nas coleções brasileiras. Alguém sabe sobre o paradeiro desses carros ou se há mais deles por aqui?

6 comentários:

Germano disse...

os Tatra eram carros à frente do seu tempo...tinham desenho aerodinâmico quando nem se pensava nisso

M disse...

Havia vários 4 cilindros em Sampa. O último que vi andando foi um prata, há uns 2 anos, reformadinho, nas mãos do Greguinho.
Dos V8 só ví dois, e faz tempo !
O mais novo foi um 603, saia e blusa, que pertencia ao consulado.

André Grigorevski disse...

Recebi fotos de um Tatraplan em uma coleção de São Paulo a algum tempo atrás. E em 2005 ou 2006 outro apareceu no evento da Itapneus, em Petrópolis. Ambos prata!

Felipão disse...

Esses carros estavam na vanguarda. Sõa fantásticos. Esse da Ulbra, possivelmente, deve ter sido leiloado, assim como vários outros da coleção...

Luís Augusto disse...

Amigos, obrigado pela colaboração. Áté hoje só vi um Tatraplan ao vivo, que está no outro post sobre a marca. Ele esteve no leilão de Araxá/04, mas meu lance não chegou nem perto da reserva...

Tohmé disse...

Que carrocerias. Realmente objetos de coleção...