sábado, 22 de agosto de 2009

DE 2000 A 10 CV

Responsável pela produção de alguns dos mais fabulosos aviões de caça da história, como os Bf-109, Bf-110, Me 163 (o único caça-foguete da II Guerra) e Me 262 (o primeiro avião a jato da história a entrar em operação), a Messerschmitt se viu em maus lençóis após a II Guerra, já que a Alemanha ficou proibida de fabricar aviões, mesmo os de uso civil. O jeito era procurar novos negócios e, aproveitando o estímulo do governo alemão para a produção de veículos de cilindrada abaixo de 0.5 litro, firmou uma parceria com o produtor de motonetas Fritz Fend para fabricar um dos mais singulares veículos da história, o KR 200 (de Kabinenroller 200, algo como motoneta com cabine de 200 cc). Com dois assentos em tandem e uma cobertura transparente que remetia ao cockpit de um avião de caça, ele ficou conhecido pelo singelo apelido de Caixão da Branca de Neve, em alusão à abertura basculante da capota. Lançado em 1953, na versão KR 175, ele evoluiu para o KR 200 em 1955 e foi um sucesso efêmero, já que o interesse do consumidor caía na medida em que a economia alemã prosperava, até que a Messerschmitt desistiu do negócio em 1957, quando foi autorizada a produzir aviões novamente, tendo o pequeno KR continuado a ser produzido por Fend até 1964. Chega a ser irônico pensar que uma empresa especializada em produzir aparelhos preparados para motores Daimler-Benz 605 de até 2000 cv na II Guerra tenha se aventurado a produzir veículos duzentas vezes menos potentes...
O modelo 1956 da foto foi flagrado no encontro no Sambódromo do Anhembi de maio/09 pelo blog Auto Estrada.

9 comentários:

Felipão disse...

Luís... eu não conhecia este também e fiquei surpreso de saber que tem um modelo desses no Brasil. Ainda mais podendo ser melhor observado em uma exposição no Anhembi... (e parabéns pelas últimas postagens)

Luís Augusto disse...

Felipão, apesar de exótico, o Messerschmitt não é assim tão raro no Brasil; sei de pelo menos cinco modelos por aqui.

M disse...

Isto é muito engraçado !
Me lembra o Peter Sellers no filme Convidado Trapalhão.

roberto zullino disse...

Lembra mesmo, mas oo filme era um Morgan 3 wheeler.

Tenho um amigo que está pondo um motor de Yamaha 1000 num desses, vamos ver a merda que fica.

Francisco J.Pellegrino disse...

Coloca fogo em tudo...

Luís Augusto disse...

Zullino, aqui em BH tem uma Isetta com motor da CBX 750; o resultado ficou muito bom!

roberto zullino disse...

Uma vez entrei num desses, é carro para clima frio, fica um forno "drento".

M disse...

Dotô,
A Isetta amarela com motor de 750 era de Sampa.

Luís Augusto disse...

Tá rodando por aqui a mais de 100 por hora (rsrsrs).
Quem fez a transformação trabalhou muito bem!