quinta-feira, 13 de agosto de 2009

HÁ VAGAS # 6 - O REI DA NASCAR


Se eu pudesse mesmo contemplar a coleção virtual que venho montando aqui, procuraria privilegiar um representante de cada época ou escola, não podendo faltar, por exemplo, uma bela banheira americana dos anos 50, década em que o predomínio da forma sobre a função foi levado às raias do delírio nos EUA. Mas não é que, em meio a tanta loucura e exagero, surgiu um genuíno puro-sangue? Imbatível nas provas da Nascar na primeira metade dos anos 50, o Hudson Hornet tinha um projeto refinado de chassi e carroceria que lhe dava um desempenho muito superior ao de seus contemporâneos equipados com modernos V8, como o Rocket da Oldsmobile e o Hemi da Chrysler, de alta compressão e com válvulas no cabeçote, que perderam o posto de reis dos ovais após a chegada do apimentado Hornet em 1951. Se o projeto estrutural estava décadas à frente da concorrência, o mesmo refinamento não era visto na mecânica, já que ele vinha com um seis em linha 308 (5.0 litros) ainda com válvulas no bloco, mas envenenado com aumento da taxa de compressão e dois carburadores capazes de alimentar 145 hp brutos, patamar semelhante ao dos V8 Flathead da época - um moderno V8 só chegaria em 1955, quando os melhores dias da Hudson já haviam ficado para trás. Eternizado pelo filme Cars, na voz de Paul Newman, ele foi uma ilha de refinamento em meio a tantos cromados e gadgets, mas acabou rejeitado por um mercado que ainda não estava maduro para as qualidades do seu projeto. Em seus anos de ouro (1951-54) o Hornet foi oferecido com vários tipos de carroceria, mas o eleito para a sexta vaga seria mesmo o primeirão, na charmosa versão Hollywood, como na foto acima.

8 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Luis, adoro os Hudson, maravilhosos.

Chico Rulez! disse...

O Dr. Navantino me explicou que os primeiros Hudson estão entre os primeiríssimos (se não o primeiro) carros com o conceito de "step-down", ou seja: você não sobe para entrar. Ele tem um vinho que é espetacular.

Mauricio Morais disse...

Rapaz, é olhar esta foto e se lembrar do Doc Hudson do filme carros, com aquela voz grave.
Um belo carro realmente.

Germano disse...

carro bonito sem dúvida

M disse...

Dotô,
Aquele vermelho estava maravilhoso !

Luís Augusto disse...

M, aquele vermelho 53 foi a inspiração para o post, mas o modelo ideal para mim seria mesmo o 51!

M disse...

Dotô,
Bota a foto aí do vermelho, para o pessoal poder babar um pouco mais !

Felipão disse...

Lindo esse Hudson, Luís... Excelente escolha... Essa garage tá cada vez melhor...