quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O "MONZA" NOSSO


Peço licença aos admiradores do Chevrolet que foi o sonho da classe média brasileira nos anos 80 para fazer um trocadilho com o título do post anterior. Incrível a semelhança de proporções e de concepção entre o GT Malzoni da foto acima e o DKW Monza dos alemães, com a diferença apenas em detalhes de estilo, sendo que o Monza é mais teutônico, com os paralamas dianteiros lembrando um pouco os do Mercedes 300 SL, enquanto o Malzoni já tem a cara das berlinettas italianas dos anos 60. Confesso que cheguei a pensar em reeditar o Europa x América de priscas eras, mas achei que seria uma heresia comparar essas duas jóias. Um detalhe interessante é que, graças à genialidade de Jorge Lettry, a mecânica das versões de rua do esportivo da Vemag desenvolvia em torno dos 50 cv líquidos, cerca de 10 a mais do que o esportivo alemão, que se valia do mesmo trem de força. A foto é do Brazil Classics 2006.

8 comentários:

M disse...

Dotô,
Este é realmente especial !
Com o reposicionamento dos parachoque do Puma DKW, ficou 10 !
O verdadeiro clássico brasileiro !
Que me desculpem os bairristas, mas é o ÚNICO tupiniquim que respeito.
E, pelo menos para mim, o primo alemão não paga nem placê...

Luís Augusto disse...

M, tem algo diferente na traseira do Puma DKW em relação ao Malzoni que o deixa mais com ares de berlineta. Acho o Malzoni mais agressivo, mais "de pista", lembrando mais o Monza!

roberto zullino disse...

estou com o M, mas vou mais além, gosto do Malzoni, acho que seu derivado Puma DKW um lixo estático inaugurando a mania de Puma de fazer coisas ótimas e depois cagar os carros. A mesma coisa aconteceu no Puma VW, começou maravilhoso e depois de 73 virou um pastichio.
Quanto ao GTB esse já nasceu cagado, a josta era pesadíssima e apanhava de Opala de tiozinho, uma vergonha.

Luís Augusto disse...

Concordo com o Zullino, acho que o Puma pode até ser mais harmônico, mas o Malzoni tem mais personalidade. Mas não chamaria o Puma DKW de lixo! Os Puma-VW pós-72 realmente são fraquinhos.

roberto zullino disse...

O Puma DKW é feio e pesado, o Malzoni dá de 45 a zero nele. Coloca um do lado do outro e é um massacre, mesmo com o Puma tendo acabamento e o Malzoni não.

M disse...

Zuzu,
Já prá casinha !

Luís Augusto disse...

Engraçado, isso é novidade para mim. Sempre achei que o Puma DKW era unanimidade e me sentia acanhado em dizer que o estilo do Malzoni é mais interessante.

M disse...

Dotô,
Na essência, é o mesmo carro !
Só prefiro a grade e a posição dos parachoques do Puma.