quinta-feira, 21 de abril de 2011

OLHA SÓ!


Navegando pelo Webmotors, achei a beldade acima à venda por módicos R$ 16 mil. Para os pouco familiarizados, trata-se de um Saab 9000 CD Turbo, último modelo concebido pela marca sueca antes da desastrosa absorção pela GM (50% em 1989 e o restante em 2000), que forçou a Saab a usar as plataformas mundiais do gigante americano e tirou completamente o seu brilho. Desenvolvido em parceria com a Alfa Romeo (cujo equivalente foi o 164) e dotado de um excelente quatro cilindros 2.3 com turbocompressor e 225 cv líquidos, de funcionamento muito uniforme mesmo em baixas rotações, ele foi trazido pela GMB logo após a abertura das importações, tendo sido apresentado no Salão do Automóvel de 1990. Sofisticado e caríssimo, ele ficou no mercado nacional apenas em 1991, até que a diretoria de São Caetano do Sul simplesmente desistiu do negócio, largando na mão os 20 compradores da marca - praticamente desconhecida do grande público no Brasil até hoje - que se deixaram encantar pelo 9000. Para quem vive se queixando de que os grandes clássicos estão a preços inacessíveis atualmente, eis aí uma pechincha e tanto. Será que sobrou mais algum dos outros 19?

7 comentários:

M disse...

Outro dia me ofereceram um impecável, por R$ 9 K.
E acho até que sairia por menos...

Paulo Levi disse...

Mosca branquíssima. Se não tiverem feito muita gambiarra nele, vale à pena comprar uma passagem de ida e volta até Estocolmo pra trazer um enxoval de peças.

Francisco J.Pellegrino disse...

Um bom sedan...Suecia é comigo mesmo !

Anônimo disse...

De fato , foi o que fiz quando comprei o carro , fui a Suecia e trouxe tudinho que faltava e mais , fiz contatos lá na fabrica e durante um bom tempo trazia pelo correio algumas coisas, depois descolei alguns sites de Saab nos USA , que são muito praticos.Não dá para fazer gambiarra, mas com o tempo a gente vai conhecendo as compatibilidades com alguns outros europeus , por exemplo : o Ar condicionado é o mesmo do 164 , peugeot 605 que tanto como o Lancia Thema partilham da mesma plataforma, O cambio automatico é o Zkf 4 hp 18 que é usado pelos Audi , Citroen , Alfa 164 , filtro de oleo é mesmo do Tipo , o de Ar é o mesmo da S-10, os discos são os mesmos da Ecosport e assim por diante. Consegui mante-lo originalzinho até hoje e no ultimo "Controlar" passou como se fosse zero e os controladores fizeram até uma junta para ver o que se tratava e eu expliquei que a ignição DI era a responsavel pelo indice de otimização da queima e lógico o motor com 55mil Km , que para esse carro não é nada.Paulo(proprietario)

Luís Augusto disse...

Oi Paulo,
Vc teria mais fotos do carro para me mandar?

Anônimo disse...

Caro Luis
No proprio site webmotors tem mais fotos , mas se desejar algum detalhe especifico é só informar que eu fotografo.Aproveito tambem para transmitir uma informação de que a ideia da GM trazer este carro p o Brasil partiu do vice presidente que na epoca havia vindo da operação GM/Saab na Suecia e houve conflito interno na GM Brasil com o lançamento do Omega 3.0 com motor alemão , e com o produto caro , na queda de braço os SAAB em transito foram desviados para o Chile

Luís Augusto disse...

Prezado Paulo, as fotos do Webmotors são em resolução muito baixa! Se possível, envie a mesma foto desse post e mais uma do interior para luisaugustomalta@gmail.com
Um abraço,
Luís