O conversível acima, relativamente raro no Brasil, é o Cadillac Allanté, produzido entre 1987 e 1993 e cuja proposta, dentro de um esforço hercúleo da GM para revitalizar a sua marca premium nos EUA, era concorrer com a nova safra de puro-sangues europeus, que pareciam valorizar cada vez mais o luxo ostensivo em prejuízo da esportividade, como a quarta geração do Mercedes SL. Mas, apesar do ótimo acabamento e da indelével associação ao V8, a Cadillac optou pela tração dianteira, segundo a escola iniciada na marca pelos Eldorado 1967, tendo experimentado novo fracasso de vendas. Não é para menos: alguém teria algum arroubo de esportividade em um carro com esse enorme balanço dianteiro e com paralamas tão altos? Não é à toa que até o Opel Omega serviu de base para alguns modelos da Cadillac nos anos 90, para desespero dos puristas da marca.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
7 comentários:
Pois eu gosto !
Acabamento primoroso e é bom de guiar, principalmente os equipados com o motor Northstar.
E hoje já estão muito bem cotados.
Há alguns anos deixei de comprar um bem barato aqui em SP. Me arrependo.
A mim não agrada. Os Eldorados conversíveis dos anos 70, também com tração dianteira, me parecem uma proposta mais honesta. Mas o V8 Northstar ficou famoso como uma jóia mecânica. Lembro de uma discussão engraçada com um amigo. Por causa da cilindrada do motor (4.1), ele jurava que a Cadillac estava usando o mesmo bloco do Opala em seus carros! Não adiantava falar que era um moderno V8 de bloco pequeno.
Ah ! Mas os Eldorado não tem nada a ver, principalmente pelo peso e tamanho dos motores !
O que me incomoda (um pouco) no Allante é o motor transversal.
Há 3 versões de Northstar, de 4.1 a 4.7, todos DOHC, 32 válvulas.
Os cabeçotes são uma beleza !
Sonho ocm um destes 4.7, com 4 Weber 48 IDA, em um MGB...
Não sei de quando é essa foto, porém, lembro desse carro estar 'abandonado' em uma oficina no mesmo canto durante meses e meses, eu tirei a 635CSi de lá primeiro, vi que não iria dar em nada...
Abraço!
Ofifina aqui tá um problema mesmo. Tenho gostado muito dos serviços do Renato, só que ele tá lotado...
O Allanté até que tinha os seus atrativos (dos quais o principal era mesmo o motor Northstar), mas era caro demais pelo que oferecia. Isso por conta dos custos de produção da carroceria na Itália, e de toda a logística envolvida no envio de componentes dos Estados Unidos para a Europa e vice-versa.
É verdade, Paulo, chagaram a dizer que o Allenté tinha a linha de montagem mais longa do mundo!
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