sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O LADA IBÉRICO



Embora ligada ao grupo VW desde os anos 80, a espanhola Seat iniciou sua jornada em 1950 produzindo, sob licença, clones dos Fiat italianos, cujo exemplo mais notório acabou sendo o Seat 124, cópia do homônimo piemontês que serviria de base para o Lada Laika e também para modelos coreanos e indianos. Talvez por ter o mercado interno de menor poder aquisitivo da Europa industrializada, a Fiat foi uma das primeiras marcas a buscar alternativas fora das fronteiras do seu país. Além da Seat e da Lada, a fábrica de Turim também foi decisiva no nascimento da francesa Simca e da turca Tofas, além das filiais polonesa e brasileira, de modo que, nos anos 70, chegou a ser considerada mais poderosa até do que a VW - que, nos anos 80, daria o troco consolidando-se novamente no mercado americano e assumindo operações da própria Fiat, como o controle da Seat.

15 comentários:

manuel disse...

Todavía se ven por España. Hay muchos clubes de clásicos. Éste es uno: http://clubseat124.com/web.htm

Unknown disse...

E cadê o MG????

Francisco J.Pellegrino disse...

Este mod. 124 fez história....

abs

Luís Augusto disse...

Migdonio, tá em Santos há uns 10 dias desembolando a papelada.
Assim que liberar, vou buscar em Sampa!

Germano disse...

um projeto que deu origem a inúmeros carros (125p e Polonez, ambos da FSO polonesa, Lada 2101 e 2105, SEAT 124, TOFAS Murat na Turquia, KIA 124 na Coréia, e Premier 118NE na Índia (esse último com powertrain Nissan)

roberto zullino disse...

Luís,
Não esquece de passar na minha casa para pegar as revistas inglesas. Se vier com o M deixe ele esperando fora ou me avise para esconder a prataria.

Luís Augusto disse...

Claro! Não me esqueci das revistas!
Vou falar com o Chicão, pode colocar a Nova Schin pra gelar, que deve ser a que ele gosta mais!

roberto zullino disse...

O Xicão é abstêmio de cerveja, só toma pinga. Ganhei uma em Piracicaba de 12 anos, mas vou dar álcool de bomba para ele, o tanque do porschinho está cheio, acho que uns 20 litros deve dar. Para você vou servir Itaipava ou aquela Antártica zero alguma coisa.
Só me avise antes porque todo sábado tenho que ir para Piracicaba. Dia 26 irei na inauguração do autódromo.

Luís Augusto disse...

Blz, te aviso sim! Mas para cerveja sou metido a besta, gosto da Samuel Adams ou da Brooklyn Lager ou das inglesas e alemãs em geral, por favor...

roberto zullino disse...

Eu também, pode trazer, hahahahahaha

Luís Augusto disse...

E uma 51 pro Chicão?

Francisco J.Pellegrino disse...

Só tomo Caipirinha de Vodkwa Wyborova com lima da pérsia...e aos domingos.

roberto zullino disse...

Isso de caipirinha de vodka com lima da pérsia é coisa de veiado, se aparecer por aqui de sapatilhas compradas no "ao veado elegante" vai tomar porrada. o que a vizinhança vai pensar?

M disse...

Sei, sei...
Os véios-veiados estão muito saidinhos hoje !
O Zuzu toma meia-de-seda e o Maloqueiro toma Parfait D'amour na churrascaria...

roberto zullino disse...

Vou servir tudo isso, mas você ficará do lado de serviço da casa com os empregados e cachórros. Vai beber em copo de requeijão.