Muito embora os Ladas e Trabants tenham entrado no imaginário do grande público como os símbolos da indústria automotiva do lado de lá da Cortina de Ferro, o melhor modelo da era socialista não surgiu na URSS nem na RDA, mas na Tchecoslováquia, possivelmente o país do Pacto de Varsóvia que manteve maior independência de Moscou nas décadas de 50 e 60. Conhecida pelos seus modelos aerodinâmicos dos anos 30, cujo desenvolvimento acabou prejudicado pelos nazistas após a ocupação do país pela Alemanha em 1938, a Tatra se reestruturou após a II Guerra para produzir o Tatraplan e veículos de trabalho, já sob supervisão soviética. A partir de 1957, no entanto, os engenheiros tchecos acharam uma brecha para produzir o desejável 603, um sedã de luxo dotado de um V8 traseiro refrigerado a ar de 2.5 litros e 96 cv líquidos. Como suas qualidades se chocavam com a austeridade pregada pelo regime comunista, o modelo ficou restrito a dirigentes do partido e a chefes de estado do bloco socialista - até Fidel Castro teve o dele - em uma bela resposta do povo tcheco à incômoda influência do Kremlin sobre os rumos da nação. O desenho revolucionário e insubordinado do modelo 1967 da foto, flagrado pelo Paulo Keller em um museu em Tampa, FL, parece antecipar a Primavera de Praga do ano seguinte e seria ele o eleito para a décima-terceira vaga do galpão. Provavelmente, também seria o escolhido para ser usado naqueles dias em que queremos marcar presença em uma festa de novos-ricos ou na porta de um restaurante metido a besta - sem deixar o perplexo manobrista encostar no carro, obviamente!
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
16 comentários:
Tinha um idêntico aqui em Sampa !
Só posso dizer uma coisa, meu amigo: É assustadoramente feio esse carro.
Só mesmo a imposição de um estado ditatorial pra impor essa tortura.
Imposição nenhuma, Maurício, na verdade, esses carros eram sonhos impossíveis para o cidadão comum do bloco socialista. Pessoalmente, acho os Tatras únicos e espetaculares, só comparáveis aos Saabs em personalidade. O 603 é o créme de la créme.
M, o de Sampa devia ser de embaixada ou consulado!
Luís,
Era mesmo de consulado !
Acho que no dia 03 irei a Santos de Saab...
Pare de fazer inveja...
Aquele Special ainda vai ser meu!
Saab descendo a serra, estou pagando prá ver !
Exótico e imponente. Concordo com você, também teria um ainda que não fosse a primeira prioridade.
Com relação ao manobrista, não seja ciumento... ele só iria dar uma "esmerilhada" pra ver como isso acelera!
Irapuã
Descer é fácil !!!!
Quero ver é subir...
Pô M, ve se avisa antes que vai descer ,assim reservo o peixe e se vc for alérgico, comemos uns 'pastel' lá no centro.
riiiicumendiu...
Subir é mais fácil, M...bota em cima de uma carreta...
Que legal encontrar essa foto aqui. Um forte abraço,
PK
Oi Paulo, obrigado pela visita!
Pé,
Estou garantido !
Desço de Saab e subo de Corvette !
E o Saab volta no caminhão fazendo companhia para o MGB do Dotô Luís...
Ai, ai, ai......
Contanto que não vá de Vespa desmunhecando como uns e outros está limpo.
Esse Tatra já tinha perdido a aura, não passa de um pastichio perto da beleza dos antigos.
Muito interessante esse Tatra. Pô, um V8 refrigerado a ar! E o ronco dele é lindo! Tem vídeos no youtube. Adoraria ver um de perto. Ouvi dizer que há um no Brasil com motor de fusca. Será verdade?
Postar um comentário