quinta-feira, 8 de julho de 2010

DINASTIA Z


No universo dos esportivos, são poucas as marcas que podem se orgulhar de manter uma linhagem perdurando por décadas e conservando alguma identidade entre os modelos. Os exemplos mais notórios seriam o Porsche 911, o Chevy Corvette e as Mercedes SL, cabendo aí também os Mazda RX e, talvez, os Lamborghini de motor central (Miura, Countach, Diablo, Murciélago). Uma das mais interessantes dessas "dinastias" foi a iniciada pelo Nissan (Datsun nos EUA, até 1981) 240Z de 1969, que evoluiu continuamente sem perder de vista a proposta inicial de simplicidade de conceito aliada ao refinamento da engenharia, cujo representante atual é o 370Z. Sempre com motores dianteiros de seis cilindros (inicialmente em linha) e pequena cilindrada, o Z foi evoluindo como uma excelente alternativa aos supercarros europeus; nos anos 80 e 90, a terceira e quarta gerações tiveram a denominação 300Z (ZX nos EUA) e, graças ao fantástico V6 DOHC de 3.0 litros e 222 cv (300 cv na versão turboalimentada) foram considerados os melhores esportivos do seu tempo e fizeram da linhagem da Nissan a mais bem-sucedida da história, do ponto de vista comercial. Raros no Brasil, são considerados muito desejáveis pelos apreciadores dos grandes carros e seu preço ainda é muito convidativo, como o desse conversível 1992, representante da quarta geração, à venda em SP. Tentador...

Um comentário:

M disse...

Esse carro é de um amigo meu !
Ele pede R$60 mil e é muito novo !