sexta-feira, 30 de abril de 2010

BICUDO

Pouco lembrado entre os antigomobilistas, talvez por ter ficado ofuscado pelo lançamento dos opulentos Magnum e Le Baron, os Dodge Dart 79-81 foram, talvez, o melhor exemplo da criatividade do estilista da Chrysler do Brasil, Celso Lamas, que conseguiu sintonizar um compacto projetado em meados dos anos 60 com as tendências do mercado americano de full-sizes do final dos anos 70 de maneira harmônica e sem excessos. Como a verba era pequena, ele se restringiu a redesenhar as extremidades do carro, com uma traseira mais suave (igual à do Magnum) e a frente "bicuda" que caracterizava boa parte dos americanos dos anos 70. Uma curiosidade: os Magnum, Charger e Le Baron, tinham a grade dianteira com faróis duplos e acabamento em fibra de vidro para cortar custos e houve problemas de diferença na pintura das peças desses modelos, cujo lançamento acabou atrasado; assim, o Dart 79 chegou às concessionárias bem antes dos irmãos ricos por não usar fibra de vidro - na verdade, Lamas havia aproveitado a dianteira e a traseira dos Dart americanos de 1973 no modelo nacional. O modelo 1979 da foto ficou esquecido por anos a fio entre os carros não expostos do extinto museu da Ulbra e foi resgatado pelo Mário Buzian, que tem uma ligação especial com ele e criou um blog só para contar sua saga. Vale a visita!

4 comentários:

Mário César Buzian disse...

Bom, eu sou suspeito em falar sobre esses Darts, mas sempre achei que eles, juntamente com os modelos 1969 a 1972, são o que mais se aproximou dos carros americanos que onosso país produziu.
A frente dos modelos Dart 79/81 vieram do modelo Dart Swinger a partir de 1973, e a grade do modelo 1975, toda essa frente era importada dos EUA, inclusive o painel superior, feito de chapa, além das lanternas e as "barbatanas" traseiras, que faziam um discreto rabo-de-peixe.
Bem lembrado o caso do problema de cura de fibra de vidro da frente dos irmãos Charger/Magnum e LeBaron, criação pessoal do grande Celso Lamas, e apesar de tudo isso, foram produzidas pouco mais de mil unidades de Dart nesses dois últimos anos, contra quase o dobro dos seus irmãos, o que torna o Dart ainda mais raro...
O nosso carro, esse da foto, tem uma configuração muito especial, já que ele conta com todas as opções possíveis para equipar a linha, inclusive a transmissão automática, o que o torna ainda mais parecido com seus parentes estadunienses...
O Dart 79 Marrom Sumatra está ressuscitando aos poucos, e agradeço ao grande amigo Luis Malta a citação desse nosso sonho sobre rodas agora realizado, e também a indicação do link com toda a história dele...
Moparbraço a todos !!!!

Luís Augusto disse...

Mário, reitero aqui meus parabéns pelo resgate. Histórias como a sua com esse Dart falam muito sobre a melhor parte de se colecionar carros antigos.

Anônimo disse...

Vai estudar, o Celso Lamas não tem nada a ver com essa frente ou a traseira.

Luís Augusto disse...

Vai ler outros blogs ou tenha a hombridade de assinar seu comentário.