sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PANAMERA - AVANT-PREMIÈRE


Voltando aos Tatra, eis o último automóvel produzido pela marca durante o regime socialista, o enorme T-613, cujo elegante desenho era assinado por Vignale. Desenvolvido para uso exclusivo dos dirigentes do partido oficial, ele acabou usado também como viatura da polícia e, após a queda do Império Soviético, foi oferecido ao consumidor comum, tendo sido produzido de 1968 a 1996. Capaz de atingir os 200 km/h, o T-613 foi o melhor sedã de luxo de alto desempenho do lado de lá da Cortina de Ferro e poderia ser um interessante contraponto ao De Tomaso Deauville do post abaixo, mas seu desenho inusitado aliado à concepção mecânica pouco habitual - um V8 de 3.5 litros e 165 cv líquidos refrigerado a ar e montado na traseira - nos faz pensar como seria o Panamera nos anos 70, se a Porsche tivesse tido a idéia naquela época...

7 comentários:

Germano disse...

acho que ele deu origem ao MTX, um superesportivo checo

Luís Augusto disse...

Os MTX eram baseados no Skoda:
http://en.wikipedia.org/wiki/MTX_(automobile)

Germano disse...

não...o MTX 1-01 usava motor Skoda

o MTX que me referi era o MTX-01 de 1993

só procurar por Tatra MTX
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:MTX_Tatra_V8

a Metalex (MTX) era uma espécie de prepradora local
aliás os comunistas tinham uns carros esportivos interessantes...

Luís Augusto disse...

Carrão interessante, parece inspirado no Jaguar XJ220!

Felipão disse...

visual bastante conservador, condizente com a posição do alto escalão comunista...

Guilherme da Costa Gomes disse...

Luís, me passa um e-mail seu.

Luís Augusto disse...

Tá no meu perfil:
luisaugustomalta@gmail.com
Abraço