terça-feira, 17 de julho de 2012

PRECURSOR DO TETO TARGA

Acompanhando o excelente blog do Dan Palatnik, listado aí ao lado, me deparei hoje com o Toyota 800, esportivo japonês que eu nunca tinha visto e que só foi vendido no mercado local entre 1965 e 1969, com pouco mais de 3000 cupês e roadsters produzidos. O que chama atenção, além dos faróis que, claramente, serviriam de inspiração para o conjunto óptico do clássico 2000 GT (que aparece ao fundo), são as proporções do pequeno esportivo, que lembram bastante as do GT Malzoni, cuja proposta de comportamento de puro-sangue, se valendo de propulsor na casa de 1 litro de cilindrada, era muito semelhante à do pequeno nipônico, que trazia um 0.8 boxer bicilíndrico refrigerado a ar de 45 cv. Mas a surpresa mesmo foi ver o teto do cupê, que trazia a solução de uma placa rígida removível, imortalizada como Targa no Porsche 911 (a partir de 1967) e no Corvette Stingray (depois de 1969).

9 comentários:

Paulo Levi disse...

Bem lembrado, Luís. Inovação é algo que raramente se associa a carros japoneses, ainda mais os daquele período. Mas o fato é que esse Toyota, e antes dele o Honda S600 (que depois evoluiria para S800) eram automóveis tão ou mais avançados que os ocidentais do mesmo segmento.

Luís Augusto disse...

Obrigado, Paulo, realmente a cultura automotiva japonesa às vezes surpreende.

M disse...

Luís,
Estes Hondas são muito valorizados hoje !
Acho que para fazer companhia a ele e ao Toyota, vale acrescentar o Mazda Cosmo.
Abraços

Luís Augusto disse...

O Mazda Cosmo já apareceu por aqui. Reza a lenda que tem um rodando em SP com motor de Chevette e o rotativo está perfeito, guardadinho.

M disse...

Não é lenda não ! Conhecí o carro há uns 20 anos atrás ! Era branco, mas nunca mais ví !

Luís Augusto disse...

Lembro de uma foto de 1990, na Oficina Mecânica, quando ele era vermelho.

regi nat rock disse...

Japones tem sindrome de olho arregalado. rsrsrs
mas o carrinho é simpático.
Não conhecia.

Por Dentro dos Boxes disse...

Luís,

parabéns pelo blog... muito bacana... um excelente trabalho...

continuarei a visitar este espaço...

e aproveito para convidá-lo a visitar o meu blog POR DENTRO DOS BOXES - http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/

que conta um pouco da história da F1...

abs...

Joel Gayeski disse...

Belo carrinho. Os japoneses clássicos, apesar de terem fortes influências estrangeiras em muitos modelos são muito interessantes.